Ícone do site Folha Popular

Rede Municipal de Estrela retoma aulas presenciais dos Anos Finais

Turmas estão divididas, com atendimento presencial de apenas 50% dos alunos por semana / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela

Teve continuidade, nesta quarta-feira (28), o retorno programado e gradual das aulas presenciais na Rede Municipal de Educação de Estrela. Depois da volta às aulas das turmas da pré-escola, com crianças entre 4 e 6 anos, no último dia 20, agora foi a vez dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que compreende crianças do 6º ao 9º ano. A projeção da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é de que 55% dos mais de 740 alunos matriculados nesta área retornem aos estudos nos primeiros dias. O atendimento não presencial também prossegue. O retorno ocorre de acordo com as restrições protocolares, determinadas nos decretos estaduais que devem ser seguidos pelos municípios. Entre estas o atendimento de no máximo 50% da capacidade da turma. Com isso será feito um revezamento.

As turmas foram divididas em dois grupos, sendo que um terá aulas presenciais na semana, e o outro na semana subsequente. O grupo que não estiver em sala de aula presencialmente segue os estudos pelo processo até então utilizado. A Smed atendeu a todos os processos para cumprir os protocolos sanitários de saúde, em razão da pandemia. Tapetes higienizadores sanitizantes estão à disposição na entrada das escolas e salas de aula. É realizada a aferição da temperatura de todos os alunos, professores e funcionários, a higienização das mãos com álcool gel e são passadas orientações para o uso correto da máscara em tempo integral. Além disso, os corredores e outros locais de uso coletivo  estão com sinalizações para delimitar os espaços, sempre respeitando o distanciamento social, até mesmo no horário do intervalo. É neste momento que é feita a higienização das salas de aula. A secretaria realizou ainda testes prévios dos professores, sendo que aqueles que testaram positivo ou apresentaram sintomas foram afastados do atendimento nas escolas.  Ainda no Ensino Fundamental, o retorno dos Anos Iniciais, que compreende alunos do 1º ao 5º ano, está previsto para 12 de novembro.

Sair da versão mobile