Ícone do site Folha Popular

Debates eleitorais do Grupo Popular têm regras estabelecidas e registradas na Justiça Eleitoral

Debates são realizados no auditório central do Colégio Teutônia / Crédito da foto: Paloma Griesang

Os 20 debates organizados pelo Grupo Popular de Comunicação nas Eleições 2020 são baseados em 24 anos de experiência e trabalho em eleições municipais e gerais. Os encontros seguem regras previamente apresentadas às coligações dos 10 municípios de cobertura, em reunião no dia 21 de setembro, logo após as convenções partidárias. As 28 candidaturas assinaram documento de que estavam cientes e de acordo com as regras. Cópias de todos os documentos foram devidamente protocolados na Justiça Eleitoral (21ª ZE, 98ª ZE e 125ª ZE).

Nos 15 debates já realizados (entre 27/09 e 01/11), as regras foram seguidas e cumpridas pela organização. Isto se denomina credibilidade. Caso contrário, não haveria necessidade de existirem regras. A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019 orienta neste sentido, sempre primando pela imparcialidade, com direitos iguais a todos.

As regras estabelecidas contemplam o local dos debates (auditório central do Colégio Teutônia), os cuidados com a pandemia, os horários e a pontualidade dos candidatos, o sorteio das letras para a ordem das respostas, o sorteio das questões previamente encaminhadas, os procedimentos em caso de falta de candidato, entre outros.

“O nosso trabalho é sério, com mais de 24 anos de tradição. Nos organizamos para fazer tudo conforme estabelece a lei eleitoral. Deixamos tudo pronto para os candidatos terem o espaço de apresentarem suas propostas à comunidade”, salienta o diretor de Jornalismo, Lucas Leandro Brune.

“Inclusive, o modelo de trabalho recebeu elogios pela organização, pela acessibilidade do auditório, pelo acolhimento, pelo formato propositivo do debate, pelas regras e tempos, pela preocupação com o distanciamento social, além de ser mantida a estrutura do debate sem surpresas de última hora”, acrescenta.

Pontualidade

Os horários dos debates estão marcados e foram informados a todos os candidatos. A emissora estabeleceu que o portão é aberto 1 hora antes do início. O objetivo é oferecer aos participantes tempo de ambientação, contato com os púlpitos do debate, orientações de posicionamento e uso do microfone, revisão de falas, higienização, medição de temperatura, entre outros.

Também está claro que 20 minutos antes do início da transmissão o portão do Colégio Teutônia é fechado, e candidato ausente não entra no auditório nem participa do debate. Este tempo de 20 minutos antes do horário de início destina-se a sortear o ordenamento das letras e de perguntas com a participação dos candidatos presentes no horário, tempo para os candidatos organizarem seus materiais de apoio, encaminhamento dos candidatos ao espaço destinado e início do debate.

Sair da versão mobile