Ícone do site Folha Popular

Entidades e agentes definem estratégia de fiscalização de decretos para os próximos dias em Lajeado

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (03/12) na Prefeitura de Lajeado definiu as estratégias de fiscalização que serão usadas nos próximos dias no município para verificar o cumprimento dos decretos estaduais e municipais relativos ao coronavírus. O objetivo das equipes que atuarão em sistema de plantão é contribuir para impedir aglomerações, atuando em pontos que costumam reunir muitas pessoas, e atuar de forma preventiva, informando os setores envolvidos para que evitem agir de forma imprudente e corram o risco de multa ou cassação de alvará.

Participaram do encontro o Ministério Público, representado pelo promotor Sérgio Diefenbach, a Brigada Militar, representada pelo sargento Luiz Emiliano Silveira da Silva, do 22º BPM, a Polícia Civil, representada pelo delegado responsável pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Dinarte Marshall Júnior, e a Prefeitura de Lajeado, que participou com a vice-prefeita Gláucia Schumacher, que está exercendo o cargo de prefeita durante férias do prefeito Marcelo Caumo, os secretários municipais da Segurança Pública, Paulo Locatelli, do Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian, e a secretária substituta da Saúde, Juliana Demarchi, o diretor de secretaria do Meio Ambiente, Renan Mallmann, o diretor da Segurança Pública, Vinícius Renner, e o ouvidor do município, Gunther Meyer.

A principal definição do encontro foi decidir que o cumprimento dos decretos será fiscalizado por meio de ações integradas reunindo os órgãos de segurança estaduais e municipais. Assim, equipes multissetoriais serão formadas para atuarem a partir desta quinta-feira em várias frentes. Eventuais descumprimentos serão notificados pelos fiscais do município e também serão registrados para análise e possível encaminhamento ao Ministério Público para que, se for o caso, o órgão tome as medidas cabíveis para coibir o descumprimento das normas.

As medidas foram tomadas para seguir as regras do novo decreto do governo do Estado, que ampliou restrições em alguns setores para reduzir a curva de contágios pela Covid-19 e reduzir o percentual de ocupação dos leitos de UTI em todo o Rio Grande do Sul. Em Lajeado, a cidade contava no final da tarde de quarta-feira, 02/12, com 316 casos ativos, colocando o município em situação semelhante a do Estado, que enfrenta atualmente um pico de contaminações e internações hospitalares. A região de Lajeado e do Vale do Taquari ficaram em bandeira vermelha na última rodada do Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual, que avalia 11 indicadores para indicar o risco de contágio de cada região.

As principais ações que serão tomadas:

Principais regras do decreto estadual para regiões em bandeira vermelha, válidas também para Lajeado:

Sair da versão mobile