Uma das principais reivindicações da comunidade do Vale do Taquari começou a ser atendida nesta semana pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). As obras de recuperação da ERS-435, entre Putinga e Ilópolis, darão melhores condições de tráfego a um trecho de 10,7 quilômetros da rodovia.
“Sabemos da importância desta estrada para o escoamento da produção e o transporte da população a outras cidades”, afirma o secretário Juvir Costella. “Por isso, reunimos esforços para incluir as ações no nosso cronograma.”
As intervenções previstas na ERS-435 incluem correções nas camadas do pavimento em trechos considerados críticos e nivelamento da pista. Também haverá a limpeza dos dispositivos de drenagem.
“O objetivo é eliminar as imperfeições do pavimento, além de revitalizar a sinalização, tornando o deslocamento mais seguro para os mais de mil motoristas que transitam na rodovia diariamente”, afirma o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
Cerca de R$ 1 milhão – proveniente da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) – será investido no trecho. A expectativa é de que obras sejam concluídas em janeiro de 2021.