A Secretaria Municipal da Educação retomou ontem às aulas, com 100% dos alunos do ensino fundamental. Porém, em função do distanciamento mínimo entre as classes, o sistema deve ser mantido de forma hibrida, com metade das aulas presenciais e o restante em casa, com atividades impressas e monitoradas pelos professores. “Estamos seguindo o mesmo sistema dos demais municípios da região”, salientou a secretária Anelise Assmann.
O Governador tirou do Decreto a taxa de ocupação nas salas de aula, mas existe a exigência de um distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as classes, o que na prática fica no mesmo. “Gostaríamos de voltar da forma como era antes da pandemia, mas por questões de saúde, todos tiveram que se adaptar a uma nova rotina, o que inclui a educação municipal. Assim que o Governo do Estado flexibilizar mais as regras estaremos nos readequando, sempre visando a qualidade do ensino e o bem estar dos alunos e de seus pais”, justificou a secretária.
Antes de iniciar as aulas, o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE-M) realizou a vistoria de todas as escolas, acompanhando de uma infectologista, que elogiou todas as medidas tomadas como forma de prevenção contra o coronavirus.
Educação infantil
Em relação a educação infantil, num primeiro momento, os alunos também devem ser divididos para reduzir a ocupação das salas pela metade. As inscrições para todas as turmas, desde o berçário, ocorrem entre os dias 17 de fevereiro e 05 de março.
As matriculas para novas crianças em idade obrigatória, podem ser feitas a partir do dia 23 de fevereiro, diretamente na escola pretendida. As Emeis não fecharam para férias.
Transporte escolar
A fim de facilitar a organização para o retorno do ano letivo, a Secretaria Municipal da Educação está com as inscrições abertas para os alunos que necessitam de transporte escolar. O horário de atendimento será o mesmo da prefeitura: de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Nas sextas, turno único das 8h às 13h.
Um responsável deverá realizar a inscrição, munido de um documento pessoal, comprovante de residência, bem como de um documento do aluno e cartão SUS. Lembrando que o Município adquiriu um ônibus novo para esta finalidade, além de contratar transporte terceirizado, conforme a demanda e a localidade abrangida.