Ícone do site Folha Popular

Lajeado fechará comércio e serviços não essenciais no fim de semana

Postos de Saúde de Lajeado terão atendimento diferenciado / Crédito: Pietra Darde / Divulgação

O Município de Lajeado optou pela adoção de novas medidas para combater a disseminação da Covid-19. Novo decreto municipal será publicado nesta quinta-feira (25/2) e determinará a adoção das medidas previstas na bandeira preta para todo o território municipal, com exceções específicas.

A decisão mais relevante é pelo fechamento de todos os estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais a partir das 20h de sexta-feira (26/2) até as 5h da próxima segunda-feira (1º/3).

Além disso, já a partir desta quinta, estabelecimentos de alimentação (restaurantes, bares, lancherias, food trucks e afins) só poderão atender presencialmente até as 18h. Depois, apenas com tele-entrega ou take away (pegue e leve) até 23h, quando então fecham.

As normas foram definidas na reunião do Grupo de Contingenciamento do Coronavírus de Lajeado, que voltou a se reunir diariamente com o agravamento da pandemia.

Os encontros reúnem representantes da Prefeitura Municipal, Hospital Bruno Born (HBB), Univates e Unimed. Após a reunião, o prefeito Marcelo Caumo também se encontrou com representantes do Fórum das Entidades para apresentar as propostas.

O objetivo é reduzir a movimentação e as aglomerações em toda a cidade, evitando ao máximo contatos entre as pessoas, para que a curva de contágio baixe e reduza a pressão sobre o atendimento de saúde de postos, UPA e HBB.

“Estamos vivendo com certeza o momento mais crítico da pandemia e precisamos do apoio de todas as entidades e da comunidade para que isso funcione. Não podemos permitir aglomerações de nenhum tipo porque é nestes locais que a contaminação acontece. Nossas equipes de fiscalização estarão nas ruas cobrando esta postura de todos”, disse o prefeito Marcelo Caumo.

Megaoperação para fiscalizar

A Prefeitura de Lajeado ampliará a equipe de fiscalização para atuar no cumprimento dos decretos estaduais e municipais. Megaoperações de fiscalização estão previstas para ocorrerem nas noites de quinta-feira (25/2), sexta-feira (26/2) e sábado (27/2) para assegurar que não ocorram aglomerações.

Fiscais da Secretaria de Segurança Municipal, Secretaria do Planejamento e Urbanismo e da Saúde e agentes do Departamento de Trânsito terão a parceria de policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil para verificarem os locais que não estão cumprindo os decretos.

“Nossa ideia é que estabelecimentos que estiverem operando fora da regra sejam notificados e autuados. Dependendo do caso, conforme situações já ocorridas, poderão sofrer sanções como a suspensão do alvará. Em cada situação, vamos avaliar a melhor ação a ser tomada para que possamos cumprir a lei”, explicou o titular da Secretaria de Segurança Pública, Paulo Locatelli.

Somatório de medidas
As medidas se somam aos esforços feitos pelo Hospital Bruno Born (HBB) para ampliar o atendimento de casos graves de Covid dentro do escopo de seu Plano de Contingência para Situação de Calamidade.

O hospital anunciou nesta quarta-feira a etapa 3 de ampliação de leitos e prepara nova etapa. A pedido do hospital, o município já adquiriu 3 aparelhos de terapia de alto fluxo e está adquirindo 10 bombas de infusão, equipamentos que serão utilizados para apoiar o tratamento de pacientes do HBB.

Marques de Souza como suporte
A Secretaria de Saúde de Lajeado conclui contrato de parceria com o Hospital Marques de Souza. O objetivo é que funcione como suporte para os pacientes de Lajeado no caso de serem necessários mais leitos, além dos que o Hospital Bruno Born (HBB) já disponibiliza na cidade.

A opção de parceria com um hospital se dá pelo fato de a estrutura já estar disponível, com leitos, respiradores e equipe de técnicos, enfermeiros e médicos, e assim poder oferecer um tratamento mais adequado do que seria possível em um hospital de campanha.

“As pessoas perguntam por que não fazemos hospital de campanha. Hospital de campanha só trata casos leves, não tem internação nem UTI. E neste momento precisamos de UTI, que estão sendo ampliadas pelo HBB até o limite das possibilidades, e de internação. Não adianta termos leitos ambulatoriais porque em pouco contribuem para os casos que estamos recebendo. Por isso, o hospital de Marques será nosso braço de ampliação para casos de internação menos graves”, explica o secretário de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio Klein.

Postos que atendem pacientes com sintomas respiratórios e Covid:

– Posto de Saúde do Centro/Unidade Covid:
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19hEndereço: Rua Júlio May, 383 – Centro
Entrada: lateral do prédio, pelo auditórioContato: (51) 3982-1127

– Posto de Saúde do Bairro Montanha/Unidade Covid: Horário de atendimento:  de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30
Endereço: Rua João Sebastiany, 1312 – Montanha
Entrada: lateral inferior do prédio
Contato: (51) 3982-1138

Posto do Centro funcionará sábado e domingo

O Posto de Saúde do Centro, que é referência para atendimento de casos de pacientes com sintomas respiratórios e Covid-19, funcionará excepcionalmente neste sábado e domingo para atendimento exclusivo de casos leves suspeitos ou confirmados da doença. A ideia é evitar a sobrecarga dos serviços da UPA e HBB, que ficam dedicados aos casos urgentes e graves.

O Posto funcionará no sábado, 27/02, e no domingo, 28/02, das 10h às 16h.

O atendimento é EXCLUSIVO para pacientes com SINTOMAS GRIPAIS/COVID.

Decretos estaduais disciplinam

Na segunda-feira (22/2), foram publicados os decretos que atualizam as regras do modelo de Distanciamento Controlado. São quatro documentos:

• Decreto 55.766: atualiza os protocolos e o mapa da 42ª rodada do Distanciamento Controlado, com 11 regiões em bandeira preta e 10 em vermelha, vigentes até as 23h59 do dia 1º de março;
• Decreto 55.769: amplia o horário da suspensão de atividades, para entre 20h e 5h, diariamente, até a manhã do dia 2 de março;
• Decreto 55.767: permite atividades presenciais para Ensino Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental na bandeira preta;
• Decreto 55.768: inclui a necessidade nos planos regionais de cogestão de um compromisso de fiscalização quanto ao cumprimento dos protocolos.

Clique aqui e acesse os decretos publicados no Diário Oficial do Estado

Saiba as restrições do Estado – tira dúvidas

Sair da versão mobile