Ícone do site Folha Popular

Estado fica em bandeira preta até dia 21 de março

O Rio Grande do Sul ficará em bandeira preta até o dia 21 de março. A medida foi confirmada pelo governador Eduardo Leite nesta sexta-feira (5/3) após reunião com prefeitos. A cogestão também fica suspensa até esta data, retornando no dia 22. A partir de então, o governo deve alterar alguns protocolos da bandeira vermelha, tornando mais restritivos. A suspensão de atividades entre as 20h e 06h segue até dia 31 de março.

A decisão se dá pela fato de que os números alarmantes que levaram todas as regiões ao nível máximo de risco e restrições, não apresentam melhora. Pelo contrário, os dados seguem apresentando piora. Durante a semana, a ocupação de leitos de UTI no Estado ultrapassou o 100%. O fato que fez com que a Secretaria da Saúde do Estado solicitasse a ampliação imediata dos leitos clínicos em hospitais de todo o Estado, pedindo que aos hospitais que ofertassem, no mínimo, 50% dos seus leitos clínicos para tratar pacientes Covid.

O aumento no número de contaminados, óbitos e ocupação do sistema extrapolou a capacidade do sistema de saúde. E a situação não dá sinais de que retrocederá. Por isso, as medidas restritivas devem ser mantidas.

O governador afirmou ainda que determinou que a Secretaria da Fazenda faça estudo para encontrar opções para ajudar os setores econômicos mais impactados pelas restrições. Uma das reivindicações dos empresários é o prazo para pagar o ICMS.

Sair da versão mobile