Ícone do site Folha Popular

Documentos do Arquivo Histórico Municipal de Lajeado são disponibilizados de forma digital

Digitalização / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

O Arquivo Histórico de Lajeado, com documentos e registros antigos do município, agora pode ser consultado em formato digital e está disponível para acesso de toda a comunidade.

Por meio do projeto Salvaguarda do Patrimônio Documental Histórico de Lajeado, parte dos documentos físicos do acervo do Arquivo Histórico Municipal foram transformados em arquivos digitais. O material está disponível no site da Prefeitura de Lajeado e pode ser conferido aqui.

Para a execução do projeto, foram selecionados para digitalização os documentos mais acessados pelo público e que necessitavam de digitalização para terem sua integridade física preservada.

A digitalização irá facilitar o acesso a documentos e informações e garantir o direito de cidadãos, pesquisadores acadêmicos e estudantes da memória histórica regional de conhecerem mais a história.

Para o acadêmico de História na Univates, Gabriel Costa Ghilardi, o projeto representa incentivo à pesquisa e busca de conhecimento.

– Essa ferramenta servirá principalmente para os cursos que exijam pesquisas em material histórico, porque não há mais a necessidade de ir atrás do livro físico, que muitas vezes está disponível em poucas unidades ou na fila de espera. Justamente agora em contexto de pandemia, em que aumentou o acesso dos conteúdos pelo computador, isso facilitará para complementar ainda mais os trabalhos acadêmicos – explicou o estudante, que utiliza o Arquivo Histórico para trabalhos e pesquisas. 

Titular da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, explica a elaboração de uma ferramenta digital.

– É um importante projeto pois com ele pretendemos facilitar o acesso à informação e às fontes de pesquisa sobre nossa história regional. Com a digitalização, além de proporcionarmos um acesso facilitado e ágil para pesquisas, a gente garante uma preservação por mais tempo a estes documentos, uma vez que não será mais necessário o manuseio – explica Carlos.

Projeto Salvaguarda do Patrimônio Documental Histórico de Lajeado

O projeto “Salvaguarda do Patrimônio Documental Histórico de Lajeado” recebeu R$ 50.000,00 depois de ser um dos 16 selecionados pelo edital de concurso FAC Educação Patrimonial do Governo do Estado.

O edital foi elaborado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), por meio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró Cultura RS, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e do Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio. O município de Lajeado investiu o valor de R$ 21.500,00 como contrapartida.

O projeto teve início em 28 de janeiro, quando a equipe da Univates retirou os documentos originais no Arquivo Histórico para iniciar o processo de digitalização.

O que está disponível na plataforma digital:

– Livros Códice: documentos que abrangem todas as localidades que faziam parte do município de Lajeado, entre os anos 1891 e 1912.

– Acervos impressos: compreendem documentos entre 1890 e 1996, divididos em diversos assuntos, como hinos, legislação, contas bancárias, relatório diversos, entre outros.

– Mapoteca: com croquis, levantamentos fotográficos, mapas e plantas.

Sair da versão mobile