Ícone do site Folha Popular

Siticalte aguarda por indenizações de ex-trabalhadores da calçados Blip

Crédito: Daniela Baroni / arquivo FP

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto desta segunda-feira (22/3) teve a participação do presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas e do Vestuário de Teutônia e Região (Siticalte), Roberto Müller. Em pauta, esteve a expectativa das pessoas pelas indenizações referente à antiga Calçados Blips, dados atuais do setor calçadista, principais ações e futuro do setor.

Após o leilão do prédio da antiga Fábrica de Calçados Blip, no Bairro Canabarro, o Sindicato aguarda, com uma expectativa mais positiva, por indenizações de ex-trabalhadores. “É bom lembrar que essa história da Blip é muito grande, com vários capítulos”, comenta Müller. Ele explica que no ano de 2011, uma proposta de R$ 3 mil foi oferecida para alugar e manter o local, mas não obteve resposta positiva da Justiça. De acordo com o presidente, o motivo foi a divisão do espaço em matrículas. Sem utilização, foi aumentando a degradação do espaço.

Segundo Müller, foram inúmeras vezes que a entidade teve que responder a mesma coisa para os trabalhadores: “quando irá vir o dinheiro?”. A resposta sempre foi que tinham que esperar. Neste mês de março o prédio foi leiloado ao valor de aproximadamente R$ 2,2 milhões. Cerca de 900 pessoas ainda aguardam por indenizações. “Estamos todos cientes de que o valor integral ninguém vai receber, uma vez que o prédio era o maior valor que ainda tinha. Após isso nós não temos mais por onde recorrer”, diz Roberto. O processo está na fase de validação da Justiça e só depois que tudo estiver efetivado poderá iniciar a distribuição dos valores.

Ao falar sobre os impactos da pandemia, o presidente do Siticalte explica as principais soluções buscadas em 2020. Já para este ano, é ressaltada a necessidade de auxílios do governo para manutenção da renda das famílias, pois já ocorreram demissões em fevereiro e março e podem ocorrer mais, já que as indústrias estão estocando calçados, com a baixa de vendas no setor.

Ele relata que em 2021, o setor estava se recuperando, mas agora, encontra-se na pior situação da pandemia, com todas as lojas fechadas. “Temos a expectativa de que pelo menos mais quatro meses de auxílio do governo, deveria vir o quanto antes, sob pena de que toda a ajuda feita lá atrás não valeu a pena”, disse. Ele acredita que tenhamos passados da pior fase no Estado.

Convidado: Presidente do Siticalte, Roberto Müller
Data: 22/3
Assuntos:
– Leilão do prédio da Calçados Blip;
– Etapas anteriores;
– Indenizações;
– Dados do setor;
– Demissões;

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

Sair da versão mobile