Ícone do site Folha Popular

Primeira etapa do Teutopark deve ficar pronta em julho

Conclusão do calçadão dependem do asfaltamento da Avenida 1 Oeste / Crédito da foto: Lucas Leandro Brune

A continuidade das obras do Teutopark depende da finalização do asfaltamento de trecho da Avenida 1 Oeste. Só então será possível implantar o calçadão e concluir a primeira etapa do parque.

E quando estiver pronto, a comunidade já poderá usá-lo. A previsão é dia 2 de julho. Para executar o projeto, a Prefeitura de Teutônia realizou leilão de áreas para investidores.

Três lotes foram comprados e em breve os proprietários começarão a investir em espaços gastronômicos. Há mais cinco lotes disponíveis nesta parte do Teutopark.

Segundo o município, o investimento total para esta fase é de R$ 433.062,53, somando o valor original e mais dois aditivos solicitados pela empresa AD Construtora e Urbanizadora Ltda.

Se o cronograma for cumprido, a primeira etapa ficará pronta cerca de 3 anos e meio após o anúncio público da ideia, no dia 1º de dezembro de 2017, durante café da manhã da CIC Teutônia.

No evento, o então prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) falou pela primeira vez sobre o Teutopark. “É um projeto que ultrapassa 2020”, já anunciava.

Pouco mais de um ano depois, em dezembro de 2018, o projeto foi lançado. Entraves burocráticos atrasaram o leilão dos lotes, que só ocorreu em setembro de 2020. Vieram as obras.

Mesmo com a troca de gestor – Celso Aloísio Forneck (PDT) derrotou Jonatan nas urnas – o princípio da continuidade do ente público prevalece. O Teutopark terá sequência.

Crédito da foto: Lucas Leandro Brune

Todavia, a segunda etapa será reformulada e reprojetada, “a fim de ajustar algumas pendências e incluir melhorias não previstas”, explica a assessoria do atual governo.

Após concluir os ajustes, será licitada empresa para executar a segunda etapa. Para isso, o Município precisa aguardar a conclusão da primeira fase.

Dia 10 de março de 2021, Forneck revogou o edital de Concorrência para leilão de lotes, lançado em novembro de 2020, pois apenas uma empresa se credenciou e não apresentou a documentação necessária.

Construção em etapas

A primeira fica entre as avenidas 1 Leste e 1 Oeste. Prevê oito lotes para gastronomia, calçadão, esplanada com letreiro, pistas de caminhada, ciclovia, pavimentação de via, sanitários e iluminação.

A segunda etapa será entre a Avenida 1 Oeste e a ERS-128 (Via Láctea). São mais oito lotes de gastronomia, quadras esportivas, calçadão, ampliação da caminhada e ciclovia, lago artificial, pórtico, iluminação e playground.

No lançamento do projeto, em 18 de dezembro de 2018, o Executivo estimou investimentos de R$ 3,5 milhões nas duas etapas. Os valores seriam arrecadados com leilões das áreas de gastronomia.

O que é o Teutopark

Um espaço de convívio em Teutônia que se compara a cidades europeias. O TeutoPark será um dos maiores projetos de recreação e centros gastronômicos do Vale do Taquari.

Projeção do Teutopark / Crédito da foto: Reprodução

Atenderá exigências ambientais para interferir o mínimo na área de mata existente e preservar o Arroio Canudos, que corta a área destinada ao parque. Visando a harmonia com a natureza, a ciclovia e a pista de caminhada percorrerão o interior da mata.

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Vagner Gonçalves Wojcickoski, que é professor na Univates. A inspiração veio de parques de cidades como Buenos Aires, Brasília e São Paulo.

Teutopark – Passo a passo

1º/12/2017 – Em café da manhã da CIC Teutônia, o então prefeito Jonatan Brönstrup fez balanço do primeiro ano e anunciou o projeto do Teutopark.

Janeiro 2018 – Abertura da Rua 4 Sul, junto ao parque.

18/12/2018 – Lançamento do Projeto do Teutopark.

Setembro 2020 – Leilão de lotes da primeira etapa.

Fim de 2020 – Início das obras da primeira etapa.

2/7/2021 – Previsão de conclusão da primeira etapa.

Após será licitada a segunda etapa.

Sair da versão mobile