Ícone do site Folha Popular

Amvat realiza reunião com secretário Edson Brum sobre incentivos ao desenvolvimento econômico e turismo

Reprodução

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) teve uma assembleia virtual nesta sexta-feira (30/4), às 14h, sob a coordenação do presidente Paulo Kohlrausch. O momento teve participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, com o objetivo de explanar programas da secretaria que sejam do interesse dos prefeitos. Também teve participação do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart.

As políticas voltadas ao desenvolvimento econômico e o turismo regional foram pauta na reunião. Ela foi coordenada pelo presidente Paulo Kohlrausch, que enfatizou que a intenção é aproximar os prefeitos das demais esferas de governo, facilitando o seu mandado no sentido de buscar caminhos para o crescimento dos municípios e da região.

O secretário Edson Brum apresentou os diversos programas de sua pasta, com ênfase para o Fundopem, destinado à instalação ou ampliação de indústrias já em operação, as quais podem obter desconto no ICMS de acordo com critérios estabelecidos, o que varia de um município para outro. “É importante que as prefeituras passem estas informações às suas empresas. O índice, pelo qual se calcula o desconto, também pode aumentar, dependendo do número de empregos que vai gerar e o impacto ambiental”, assinalou o secretário.

Brum adiantou que em maio o Governo vai lançar uma capacitação para que técnicos das prefeituras conheçam o programa e possam auxiliar as empresas, o que será feito por região.  A ideia é que o vale receba a capacitação no final de maio.

Ele falou também sobre o BRDE e Badesul, vinculados à secretaria, que têm recursos específicos para os municípios. “Para este ano temos alocados R$ 300 milhões no Badesul para as prefeituras”, informou, assinalando, por outro lado, que o Governo do RS está captando US$ 50 milhões para capital de giro no BRDE, a fim de reativar setores da economia, principalmente dos prestadores de serviços e comércio. Neste momento, conforme o secretário, há 67 projetos de instalação de  indústrias no RS.  De acordo com Brum, a retomada econômica já começou. “Neste ano o Rio Grande do Sul já criou 63 mil novas empresas e a arrecadação do Estado voltou a crescer”, afirmou. 

O turismo também foi pauta da reunião dos prefeitos, com participação do presidente da Amturvales. Leandro Arenhart falou sobre o novo momento do Vale do Taquari com a repercussão do Cristo Protetor de Encantado e a necessidade de que a região se prepare para esta nova realidade. Segundo ele, a Amturvales está formatando mais dois projetos: Caminhos Peregrinos do Cristo Protetor, com quatro trajetos, e também outro voltado ao cicloturismo. “Queremos conectar todo o Vale do Taquari numa rota de cicloturismo”, ressaltou.

Conforme Arenhart, também seguem os trabalhos relacionados ao Trem dos Vales, de forma definitiva para a região, além do roteiro Pelos Caminhos do Pão e do Vinho. O presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, reforçou o quadro positivo de oportunidades que se abre para a região. Neste sentido, segundo ele, é preciso fortalecer a Amturvales, que atua de forma regional para desenvolver o setor. Por outro lado, em seu entendimento, cabe também aos gestores estimular os empreendedores de seus municípios que têm perfil para atuar no meio turístico.

Sair da versão mobile