O Município de Teutônia reuniu lideranças na manhã de hoje (7/5) para abrir a cápsula do tempo colocada quando da construção do Centro Cívico do Centro Administrativo, datada de 21 de dezembro de 1984. A expectativa de encontrar documentos da época ficou frustrada. A umidade deteriorou a maior parte do material acondicionado em um saco plástico.
A intenção é restaurar o que for possível para apresentar à comunidade em uma live no dia 22 de maio. O saco plástico com o conteúdo histórico estava dentro de uma abertura esculpida em um bloco de pedra de areia. Mesmo com o isolamento utilizado em 1984, a umidade causou estragos severos. O que ficou intacto foram moedas da época.
Os presentes ao ato lamentaram a situação. Aliás, poucas pessoas sabiam da existência da cápsula e diariamente, centenas de pessoas caminhavam sobre a pedra sem saber de seu valor histórico.
Nova cápsula do tempo
Cada participante do evento recebeu um envelope, com o objetivo de escrever uma carta para depositar na nova cápsula do tempo, às 10h do dia 24 de maio, em ato no Centro Cívico. Junto também será colocado o que foi possível restaurar e resgatar da primeira.
Para a futura, fica o ensinamento do cuidado com a umidade. O município ainda não divulgou o material a ser utilizado e o local do acondicionamento da nova cápsula.
Confira a seguir mais fotos.