A Brigada Militar do Vale do Taquari vem trabalhando em outras frentes, além do incansável serviço de combate ostensivo ao crime. Um dos três preceitos do comando regional é a visibilidade com aproximação da população.
Nesta linha, atitudes recentes da BM chamam a atenção. Em Teutônia, nesta segunda-feira (24/5) – aniversário da cidade, os policiais receberam a ligação de uma moradora do Bairro Canabarro (senhora Eldeni) pedindo ajuda, pois não tinha condições de alimentar dois cachorros.
O sargento Krabbe e a soldado Marinete estavam próximos e foram ao local. Com apoio do soldado Nascimento, na base de operações, e o apoio do proprietário de uma agropecuária local, houve uma mobilização. Doaram ração e entregaram para a proprietária dos cães.
Os policiais também a orientaram a procurar uma das associações de proteção aos animais, sempre que necessário. Eldeni fez questão de uma foto para agradecer aos policiais pelo gesto.
Em Lajeado, no domingo (23/5), o sargento Canzi e o soldado Godoi, do 22º BPM, compareceram à festa de aniversário de Rafaela Victoria Johann (3). Grande admiradora da polícia, ficou encantada com a presença dos heróis.
A menina escolheu “polícia” o tema de seu aniversário de 3 anos. Inclusive, estava usando uma farda para representar os policiais que ela admira e tem enorme carinho.
Três linhas de atuação
Dentro das diretrizes atuais definidas pelo novo comandante do CRPO Vale do Taquari, coronel Douglas da Rosa Soares, a BM vem destacando-se no cumprimento normal de suas atividades de manter a segurança e ordem pública, mas também atua cada vez mais para aumentar sua aproximação e visibilidade junto à comunidade.
O comandante da 2ª Cia do 40º BPM, capitão Fábio Cezar Bilhar, mantém esse modelo trabalho. Em recente entrevista ao Grupo Popular, o coronel Douglas deixou claras as três linhas mestres de trabalho da Brigada Militar sob a sua coordenação:
- Diminuir o tempo resposta no 190, entre a pessoa ligar e ser atendida por um policial
- Aumentar a visibilidade, aproximar o policial militar da população nos horários que a população está nas ruas: trabalho, chega em casa, escolas, parques, festas, – bem como dar visibilidade ao trabalho da BM
- Repressão ou resposta qualificada quando houver crime – chegar com presteza e com segurança.
Nos exemplos acima estão ações diferenciadas no aumento da visibilidade e na aproximação com a população regional.