Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular
O Espaço Aberto teve a participação da bióloga e professora Miriam Strate, na manhã desta sexta-feira (4/6). Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, ela falou sobre a crise ambiental e os desafios da sustentabilidade, principalmente neste momento de pandemia.
A bióloga comenta sobre a crise sanitária que vivemos, que é decorrente de um vírus que convive com nós seres humanos. Ela explica que a forma como vivemos faz com que selecionemos alguns destes microorganismos, que passam a circular. Miriam pontua que antes mesmo da pandemia de Covid-19, se falava das sindemia global, que é conjunção de três grandes epidemias, a de obesidade, de desnutrição e de mudanças climáticas. Todas têm a mesma origem, da forma como utilizamos o sistema sócio ecológico e ecossistema.
Na opinião de Miriam, não podemos voltar à normalidade, pois foi esta que gerou o problema que estamos vivendo. São necessárias muitas mudanças em um espaço curto de tempo. O problema está relacionado com a crise ambiental, que se não for enxergada, vai se agravar. As transformações devem iniciar com atitudes individuais, em casa, no espaço de vida e nas escolhas individuais, para posteriormente trabalhar na coletividade.
A alimentação é um dos grandes impactos da crise ambiental, já que só na agricultura para a produção de alimentos se utiliza no Brasil 72% da água. A utilização de agrotóxicos é outro ponto preocupante, e já foram encontrados resíduos em amostras de água, inclusive no município de Teutônia. Ela ainda fala que a humanidade está em uma zona de conforto e que é necessário enxergar as mudanças que precisam ser tomadas. Há chaves para essa reconfiguração, as quais a bióloga ressalta ao longo de sua fala.
Convidada: bióloga e professora Mirian Strate
Data: 4/6
Assuntos:
– Crise sanitária;
– A forma como vivemos seleciona alguns microrganismos;
– Sindemia global;
– Não podemos voltar a uma normalidade;
– Impactos da crise ambiental;
– Humanidade se encontra em uma zona de conforto;
– Chaves para a reconfiguração.
Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular