O prefeito Celso Aloísio Forneck (PDT) e a vice-prefeita Aline Röhrig Kohl (Cidadania) inovaram no atendimento à população. Estrearam ontem (20/7) o Gabinete na Rua, instalado no estacionamento da Sociedade de Linha Harmonia Baixa – zona rural de Teutônia. Sob tendas, a dupla e os secretários ouviram as principais necessidades da comunidade.
Os moradores aprovaram a iniciativa e sentiram-se mais próximos do governo para sugerir pleitos coletivos, alguns deles de longa data. Um deles foi Sérgio Stieggemeier, que junto com o pai Lothar, acompanhou o momento especial na comunidade. O presidente do Siticalte e morador da comunidade, Roberto Müller, também conversou com o prefeito durante alguns minutos.
Cerca de 40 pessoas foram atendidas. E a principal solicitação é a construção de uma calçada de passeio desde o trevo da RSC-453 (Rota do Sol) até o necrotério que incendiou no ano passado, na curva acentuada no fim do tobogã do Downhill. “Há muita gente caminhando por aqui”, disse Stieggemeier.
Também houve pedido de melhorias no asfalto, pavimentação de aproximadamente 550 metros na ligação com Ano Bom (Colinas), aumento da largura da ponte sobre o Arroio Harmonia próximo à sociedade e a possibilidade de investir em turismo agrícola. A administração municipal vai analisar a viabilidade orçamentária para a execução.
Dois subsecretários e alguns vereadores também prestigiaram o momento e conversaram com cidadãos. A intenção do Executivo é levar o projeto uma vez por mês para as comunidades. Ouvir as necessidades e projetar a execução do possível dentro do orçamento. O começo pelo interior justifica-se pelo menor número de moradores, o que evita aglomerações na pandemia.
Estrela tem o “Gabinete Cidadão”
Apesar de receber representantes da comunidade durante a agenda habitual, o prefeito Elmar Schneider (PTB) realizou na sexta-feira (16/7) mais uma sessão do que carinhosamente chamou de “Gabinete Cidadão”. É quando não marca outros compromissos e dedica parte do dia para receber cidadãos do município, ouvir e encaminhar demandas. Também explica processos administrativos nas mais diversas áreas.
Várias pessoas puderam conversar com o gestor público. “É um momento importante. Apesar de estarmos nas ruas todos os dias, vendo e vivenciando muitas de nossas demandas, o que onde ainda precisamos evoluir, como também confirmarmos nossos acertos, este contato mais direto nos traz de forma mais pessoal temas pertinentes a receber nossa atenção”, ressalta Schneider.