Ícone do site Folha Popular

Municípios precisam preservar a mata ciliar de rios e arroios

Em Bom Retiro do Sul já houve encontro com cinco municípios / Créditos da foto: Fernando Dias / Divulgação

Nesta quinta-feira (2/9), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia realizará audiência pública para debater políticas públicas para recuperação da mata ciliar do Rio Taquari e seus afluentes. Será apresentada a metodologia adotada para as propriedades ribeirinhas do Arroio Boa Vista. O encontro está agendado para as 14h, na Sociedade de Linha Pontes Filho.

Também será apresentado o Programa de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Taquari e seus afluentes, que define regramentos previstos pelo Código Florestal nas áreas de proteção permanente. O evento é realizado em parceria com a Promotoria Regional de Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas.

As constantes ações da promotoria resultaram em um projeto em Teutônia, aprovado pelo Legislativo em junho. A Prefeitura e a Certel Energia vão auxiliar produtores rurais na recuperação das matas ciliares dos arroios Boa Vista e Posses. O objetivo é melhorar as áreas de preservação ambiental permanente de propriedades. O convênio será por 24 meses e a parceria poderá ser renovada por igual período.

A Certel fornecerá as espécies nativas até o limite de 14.761 mudas. A cooperativa transportará as plantas até as propriedades participantes, dará apoio técnico e apoiará as ações do projeto. O município indicará as áreas carentes de recuperação sustentável e apresentará as áreas em boas condições ecossistêmicas. Ainda acompanhará e dará assistência técnica junto com a Certel. Serão emitidos relatórios técnicos anuais para a Certel e para o Ministério Público.

O prefeito Celso Aloísio Forneck opina por ações pontuais no planeta e sugere cada um começar em seu meio. “A calamidade climática está próxima e fomos nós que levamos a isso”, lembra. O projeto já teve debates para recuperar as matas ciliares do Arroio Boa Vista e posteriormente o mesmo trabalho será feito no arroio Posses. Os trabalhos devem começar em poucos meses e todas as propriedades serão visitadas.

A proposta é recuperar a área lindeira do arroio, de 10 metros a 15 metros a partir do meio do leito. A distância dependerá da largura do arroio. “É necessário preservar. As espécies que serão plantadas serão nativas, preferencialmente frutíferas”, explica secretária do Meio Ambiente, Lídia Dhein.

Prefeito Celso Forneck e secretária Lídia Dhein / Créditos da foto: Lucas Leandro Brune

Encontro em Bom Retiro

Na quarta-feira passada (25/8), a Promotoria Regional do Meio Ambiente reuniu lideranças municipais para debater o programa de recuperação sustentável da mata ciliar do Rio Taquari. A promotora Andrea Almeida Barros conduziu o encontro e ouviu relatos das ações e trabalhos de conscientização e de preservação já realizados. Os representantes dos cinco municípios também projetaram as atitudes futuras para a preservação da mata ciliar e do meio ambiente.

“A mata ciliar é muito importante para a biodiversidade do local e do Rio Taquari. Possibilita a manutenção e o desenvolvimento da fauna e flora nestas áreas”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul, William Faleiro.

A promotoria dará continuidade ao programa do corredor ecológico, visando à preservação das margens do rio Taquari nos municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado.

Sair da versão mobile