Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular
O Espaço Aberto teve a participação da Enfermeira obstetra, Rose Halmenschlager, do Coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro Borba e do Secretário da saúde, Juliano Körner, na manhã deste sábado (2/10). Eles trouxeram informações sobre os preparativos para o novo acolhimento e serviços na área da saúde no município.
A enfermeira obstetra explicou que qualquer usuário ao chegar a UBS, passa pelo acolhimento e este deve ser entendido como uma conduta do SUS. É um momento em que o indivíduo será ouvido por um profissional, trazendo sua demanda, o que resultará no encaminhamento do mesmo posteriormente.
Evandro pontua que a vigilância sanitária realiza um acolhimento qualificado, prevenindo doenças. Hoje o setor da vigilância se encontra em nova sede, com condições adequadas, levando qualidade à comunidade.
O secretário da saúde coloca, que os investimentos realizados na vigilância sanitária inicialmente podem não ser vistos, mas pode-se perceber a importância destes na ponta da saúde. Há uma grande preocupação com a saúde preventiva e por isso são feitos investimentos na atenção básica.
Rose enfatiza o serviço de colocação do DIU, que é um dispositivo intrauterino utilizado como método contraceptivo. Ela pontua que a partir da avaliação de demandas, pode-se perceber a quantidade de mulheres que procuram por este método contraceptivo. Atualmente, a colocação do DIU ocorre no centro avançado de saúde.
A dengue é outro assunto trazido por Evandro, o qual agradece a comunidade por estar observando suas casas frequentemente, algo fundamental para que não haja a proliferação do mosquito.
Já o secretário da saúde destaca a vacinação no município, que chegou a 60% da população vacinada com a segunda dose e 90% da população com a primeira dose. Além disto, o município aderiu ao programa “Bem cuidar” e o programa ” Farmácia Cuidar+”, do governo do estado, para melhorar os atendimentos na atenção básica.
Convidados: Enfermeira obstetra, Rose Halmenschlager, Coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro Borba e o Secretário da saúde, Juliano Körner
Data: 2/10
Assuntos:
– Acolhimento na UBS;
– Momento em que o indivíduo traz sua demanda;
– Vigilância Sanitária está em nova sede;
– Saúde preventiva;
– Colocação do DIU;
– Dengue;
– Vacinação no município.
Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular