O Comando Regional de Polícia Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT) chega a 23 anos de prestação de serviços à comunidade do Vale. Atualmente sob o comando do tenente coronel João Ailton Iaruchewski, é divido em dois batalhões: 22° BPM e 40° BPM. É responsável pelo policiamento ostensivo de 37 municípios, como Lajeado, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Sério, Forquetinha, Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Canudos do Vale, Progresso, Relvado, Marques de Souza, Anta Gorda, Pouso Novo, Arvorezinha, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Muçum, Putinga, Ilópolis, Doutor Ricardo, Roca Sales, Nova Bréscia, Vespasiano Corrêa, Travesseiro, Capitão, Estrela, Colinas, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Teutônia, Westfália, Poço das Antas, Paverama, Imigrante, Tabaí e Taquari.
História
O CRPO foi instalado em 23 de outubro de 1998, tendo como primeiro comandante o major Gilmar Leonhardt.
A primeira sede situava-se na Rua Julio May, 353, em Lajeado, onde atualmente é a sede do 22º BPM, e lá permaneceu por três meses, quando se transferiu para o prédio localizado na Rua Paul Oppliger, no Bairro São Cristóvão.
Em 2008, no ano de seu 10° aniversário , foi inaugurada a sede atual na Rua Machado Deodoro, 212, no Bairro Centro, prédio que sediará o Fórum da Comarca de Lajeado.
Ao longo dos anos teve várias denominações e articulações territoriais. Ao ser instalado, abrangia a região do Vale do Taquari, depois foram acrescentados municípios do Vale do Caí e a última alteração ocorreu em 23 de maio de 2004, quando teve sua região de responsabilidade ajustada com o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT).