Na sessão ordinária de terça-feira (9/11) deverão ser apreciados requerimentos de convocação dos secretários municipais Juliano Körner (Saúde) e Werner Wiebusch (Obras). Os vereadores Hélio Brandão da Silva (PTB) e Claudiomir de Souza (PSL) já assinaram o pedido. Evandro Biondo (MDB) e Nerci Engelmann (MDB) também pediram a inclusão para subscrever o documento.
A convocação será para a sessão do dia 23 de novembro. Após a explanação dos secretários sobre perguntas e assuntos previamente encaminhados, os vereadores querem a oportunidade de elaborar questões aos convocados.
Saúde
Para o secretário de Saúde, Juliano Körner, as questões são:
a) prestar informações sobre a falta de médicos;
b) falta de medicamentos nos postos de saúde;
c) problemas gerais da saúde;
d) sobre a Operação Schmutzige Hände em 2018, quando teve áudios seus falando sobre o repasse de dinheiro da Câmara para o Executivo e que o vereador Hélio “estava na sua cola”;
e) prestar informações sobre suposto nepotismo com nomeação da irmã da esposa (cunhada) como técnica em enfermagem e esposo dela nomeado em cargo de confiança;
f) esclarecer remanejo do sogro, funcionário concursado nas Obras, para prestar atividades na Saúde.
Obras
Os vereadores vão reencaminhar o pedido de convocação de Werner Wiebusch para falar sobre eventual desaparecimento de pneus e óleo do Parque de Máquinas da Prefeitura.