Nesta sexta-feira (17/12), a Delegacia de Polícia de Esteio, com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Esteio e da REPRAAS, sob a coordenação da Delegada de Polícia Luciane Bertoletti, após investigações, deflagrou mais uma edição da Operação Arca.
Nessa ocasião foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, visando apurar denúncias de criação ilegal de aves silvestres.
Os mandados foram cumpridos no Município de Esteio, nos Bairros Parque Primavera, Parque Amador, Santo Inácio, Centro e São José. Durante as buscas foram apreendidas 21 aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro, e uma ave doméstica, a qual estava em situação de maus tratos.
Em cada um dos endereços fiscalizados foi realizado auto de apreensão dos pássaros e os responsáveis pelos criatórios ilegais responderão por crime ambiental por manter animal silvestre em cativeiro, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.
Segundo a delegada Luciane Bertoletti, ações e operações desta natureza são essenciais e rotineiras na Delegacia Polícia de Esteio, a qual conta com um Cartório Especializado em Crimes contra os Animais, que apura dezenas de denúncias de crimes contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, ganhando recentemente o Selo institucional “Delegacia Amiga dos Animais”.
O diretor Mario Souza da 2ª DPRM afirma que a Operação Arca é fundamental no combate a criminalidade contra os animais.