Ícone do site Folha Popular

Capivara é resgatada e devolvida ao seu habitat natural em Lajeado

Crédito da foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiro de Lajeado, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, realizou o resgate de um animal silvestre na noite de quinta-feira (13/1). Uma capivara, que foi encontrada perambulando nas ruas do bairro São Cristóvão, foi devolvida ao seu habitat natural.

Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros na madrugada de quinta-feira (13/1), que comunicou à SEMA para auxiliar no resgate. Uma equipe da SEMA se deslocou até o local para acompanhar a ocorrência e realizar a soltura do animal.  

O animal foi resgatado após ser capturado pelos bombeiros com o auxílio de uma rede. A capivara não estava machucada e, portanto, foi encaminhada para soltura imediata, sendo liberada no encontro do Rio Forqueta com o Rio Taquari, nas imediações da Ponte de Ferro. 

A Brigada Militar também participou da ocorrência.

Clique aqui para conferir o vídeo da ocorrência.

Na mesma noite, também foi resgatada uma coruja, que estava com ferimentos. A coruja foi destinada para o Jardim Botânico, que realiza uma avaliação e posterior encaminhamento conforme a orientação da divisão de fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Saiba mais sobre o atendimento de animais silvestres

A SEMA vem trabalhando em conjunto com o Corpo de  Bombeiros de Lajeado no recolhimento e encaminhamento de animais silvestres encontrados em locais públicos e privados, no cuidado com animais de rua feridos, bem como na remoção de abelhas em locais públicos. 

A orientação para quem se depara com algum animal, seja ele doméstico ou silvestre, é primeiramente identificar o tipo de animal e se afastar da fonte de risco, pois os animais são territorialistas e atacam quando se sentem em risco. Estando em área segura, acione o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do telefone 193.

Sair da versão mobile