Ícone do site Folha Popular

Abertas inscrições para o Projeto Guardiões Ambientais Mirins em Lajeado

Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

Estão abertas até dia 4/3 as inscrições para o projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM), um projeto da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), que conta com o apoio da Secretaria da Educação (Sed). O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas municipais de Lajeado. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Centro de Educação Ambiental (veja mais abaixo). 

O GAM é um um curso de educação ambiental prático e teórico, que envolve os alunos no contra turno escolar em atividades ambientais de diversas temáticas, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, fauna e agroecologia, entre outras.

Durante os encontros, os guardiões ambientais mirins têm a oportunidade de desenvolver projetos ambientais, a criatividade e pensar em soluções para a resolução dos atuais problemas ambientais com base na ciência. Conforme a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Gabriela Roehrs, o objetivo do projeto é formar cidadãos conscientes e cientificamente informados sobre as questões ambientais da atualidade para que possam ser agentes de transformação social e ativos em sua comunidade.

As atividades do projeto acontecem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formarão como Guardiões Ambientais Mirins. É o caso da aluna Emanuelle de Oliveira, que integrou a 1º turma do GAM durante o ano de 2021. Ela estará entre os seis primeiros estudantes que se formarão em Guardiões Ambientais Mirins em fevereiro de 2022.

– Quis participar do projeto para ter um passatempo e fazer algo ao ar livre. Foi muito legal. Aprendi sobre plantas, animais, trilhas e sobre a água. Eu indicaria para outras crianças porque você aprende coisas novas e também tem mais contato com a natureza – contou Emanuelle.

Como se inscrever:

– Os responsáveis pelo estudante devem ir munidos de documentos no Centro de Educação Ambiental.

– Período: 17/1 a 4/3

– Local de inscrição: Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 – em frente à UPA)

– Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h.

– Documentos necessários: documento de identificação dos pais ou responsáveis, documento de identificação do aluno e comprovante de matrícula do aluno da rede de ensino municipal. 

Encontros do projeto:

– Turma da manhã: terças-feiras das 8h30 às 11h30 

– Turma da tarde: quintas-feiras das 13h30 às 16h

Sair da versão mobile