Ícone do site Folha Popular

Ato simbólico abrirá imunização infantil em Estrela

Garoto, hoje com 8 anos, será a primeira criança a ser vacinada em Estrela / Crédito da foto: Arquivo familiar / Divulgação

Tendo no momento de forma exclusiva como sede a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental, a vacinação em Estrela teve mais uma etapa realizada nesta quarta-feira (26/1). Assim como na última segunda-feira (24/1), todas as pessoas acima dos 12 anos puderam buscar o local para receber uma das três doses do ciclo vacinal. Nesta quinta-feira (27/1), ocorreu etapa exclusiva da Janssen e na sexta (28/1), uma vacinação simbólica dará início à imunização infantil, agendada para iniciar sábado (29/1).

Com a ação pontual realizada nas fábricas na terça-feira (25/1), e a etapa desta quarta-feira (26/1), mais 266 doses foram aplicadas. Chamou a atenção da equipe o grande número de pessoas que somente agora iniciaram o ciclo vacinal: 11. Estrela registra até o momento 27.022 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97.5% do público-alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25.989 (93,8%), número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 9.037 estrelenses (32,6%).

Ao contrário do divulgado anteriormente, a etapa exclusiva da dose de reforço do imunizante da Janssen ocorreu nesta quinta-feira (27/1), das 8h às 11h. Segundo informações da equipe de vacinação da Secretaria de Saúde, ainda é grande o número de pessoas deste grupo que ainda não voltou para receber a dose de reforço, no caso desse imunizante, a segunda.

Vacinação simbólica

A sexta-feira (27/1) será dedicada na UBS à imunização de outras enfermidades, mas um ato simbólico, também no posto, marcará o início da vacinação infantil, agendada para sábado (29/1). O garoto-propaganda será Raizo Weber Stach, de 8 anos, mas que em 2013 ficou famoso em o todo o País quando aos seis meses se tornou o menor paciente do Estado a passar por um transplante de fígado. Raizo, natural de Lajeado mas filho de um casal de Estrela, onde mora hoje, nasceu com atresia biliar, uma doença que provoca a perda da função hepática e pode evoluir para cirrose. Somente o transplante de fígado poderia salvar a vida da criança, e foi o que ocorreu. Aos seis meses, e com apenas 5 quilos – doença impediu seu desenvolvimento corporal – ele se tornou o menor paciente do Rio Grande do Sul – e o primeiro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – a passar por um transplante do órgão, a partir de fragmento do fígado doado pelo tio do menino, nas chamadas doações intervivos. Raizo, que hoje aos 8 anos e sete meses segue o seu tratamento e acompanhamento em Porto Alegre, sempre com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, foi escolhido para marcar o ato. O mesmo está agendado para às 13h, na UBS Central.

Raizo e o tio doador, no primeiro contato após a cirurgia /
Crédito da foto: Arquivo familiar / Divulgação

Infantil

A vacinação infantil terá seu início no sábado (29/1), na UBS Central, das 8h às 12h, já atendendo a todas as crianças entre 5 e 11 anos que possuam alguma comorbidade. Entre estas aquelas que possuem obesidade grave; pneumopatias crônicas graves (asma, displasia doenças pulmonares e outras); imunodeprimidos e com hemoglobinopatia. A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. O cronograma poderá ser ampliado nos próximos dias caso chegue novo lote de vacinas. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Sair da versão mobile