Ícone do site Folha Popular

Lajeado forma primeira turma de Guardiões Ambientais Mirins

Crédito da foto: Divulgação

Uma turminha de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental recebeu na manhã de sábado (19/2), um diploma diferente: o de Guardião Ambiental Mirim. Os estudantes participaram de uma formatura especial realizada no Jardim Botânico de Lajeado, onde foram reconhecidos como guardiões do meio ambiente. Nesta primeira turma, 8 adolescentes concluíram o curso.

Na formatura, estavam presentes o secretário municipal do Meio Ambiente, Luís Benoitt, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Deoli Gräff, e a coordenadora do Centro de Educação Ambiental do JBL, química industrial Gabriela Roehrs. Os formandos, que estavam acompanhados de familiares, receberam um certificado e uma muda de árvore como lembrança e também puderam escolher uma árvore do JBL para colocar nela uma plaquinha com o seu nome. 

“Queremos que esta iniciativa perdure por muitos ano, com estes adolescentes contribuindo de forma cada vez mais ativa de ações de preservação e projetos de melhoria do meio ambiente. Queremos que sejam cidadãos conscientes e participativos”, disse Gabriela. 

Saiba mais sobre o curso:

– O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), e com o apoio da Secretaria da Educação (SED).
– O curso envolve os alunos no contraturno escolar em atividades ambientais de diversas temáticas, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, fauna e agroecologia, entre outras.
– As atividades do projeto acontecem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formarão como Guardiões Ambientais Mirins. 

Inscrições abertas para uma nova turma:

As inscrições para participar da segunda turma do projeto estão abertas até 4 de março e devem ser feitas presencialmente no Centro de Educação Ambiental. O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas municipais de Lajeado.

Como se inscrever:

– Os responsáveis pelo estudante devem ir munidos de documentos no Centro de Educação Ambiental.
– Período: até 4 de março
– Local de inscrição: Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 – em frente à UPA)
– Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h
– Documentos necessários: documento de identificação dos pais ou responsáveis, documento de identificação do aluno e comprovante de matrícula do aluno da rede de ensino municipal.

Sair da versão mobile