Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova, realizada na segunda-feira (21/2), os parlamentares aprovaram por unanimidade quatro Projetos de Lei. Foram três do Poder Executivo e um Projeto de Lei do Legislativo, de autoria das vereadoras Ângela Bilhar e Vanice Inês Drebes, ambas do Progressistas.
A proposta institui a Semana da Mulher no município de Fazenda Vilanova, que será comemorada na semana do dia 8 de Março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Segundo as autoras da proposta, a ideia é homenagear as mulheres, pela condição feminina que remete à presença e à atuação afetiva e efetiva de mulheres, que além de serem alicerces da família e de suas residências, ainda contribuem com o desenvolvimento do município.
Incentivo à empresa
Entre os Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo e aprovados está o 019/2022, que concede incentivo financeiro à empresa E Nova Indústria de Calçados LTDA, no valor de R$ 3 mil mensais, para pagamento parcial de aluguel por 12 meses. O presidente Sérgio Cenci (Progressistas) disse que é muito gratificante ver o crescimento desta empresa. “Há cerca de três anos, por indicação de um amigo, eu encabecei a vinda dela para o município. Hoje se consolidou e está ampliando e gerando cerca de 80 a 100 empregos, beneficiando várias famílias”, explicou, agradecendo o apoio dos colegas.
Indicações dos vereadores
Ângela Bilhar apresentou duas indicações, uma solicitando ao secretário de Obras um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua São Paulo, no local compreendido entre os entroncamentos das Ruas Belo Horizonte e Cruzeiro do Sul; outra solicitando a instalação de aparelhos de ar condicionado nas cozinhas das escolas. Leo Mota (PDT) sugeriu que sejam exaustores.
João Batista Fernandes da Silva (Progressistas) solicita à secretária de Educação e Cultura realização de estudo para a aquisição de lousas digitais e instalação nas salas de aula da Rede Municipal.
Vanice Inêz Drebes sugere a instalação de caixa de lixo na ERS-128 (Via Láctea), entre o Km 18 e 19, pois a distância às margens da rodovia gera riscos à comunidade.
Moção de apoio
Os vereadores também decidiram por uma moção de apoio aos moradores da localidade de Amoras, representados por Régis do Amaral dos Santos e Léo Piovesan, que usaram o espaço da tribuna para manifestar contrariedade à instalação de um aterro sanitário na localidade. A próxima sessão será no dia 2 de março, quarta-feira, a partir das 18h30.