Ícone do site Folha Popular

Vendaval provoca destelhamento de prédios públicos em Forquetinha

Crédito da foto: Divulgação

Após a temperatura chegar a quase 43 graus em algumas cidades do Rio Grande do Sul, o calor trouxe prejuízos com a chegada de temporais na região. Em Forquetinha, por volta das 22h20 deste domingo (27/2), a chuva acompanhada de fortes rajadas de vento atingiram casas, galpões e até prédios públicos localizados no Parque de Exposições Christoph Bauer, em Bauereck.

De acordo com o vice-prefeito Grasiani Galli (MDB)  e o secretário de Administração Roberto Müller, vários prédios foram atingidos pelo temporal. “O salão da Terceira Idade foi quase totalmente detalhado pelos fortes ventos. Outras estruturas também foram danificadas. Estamos ainda fazendo os cálculos do prejuízo financeiro. Vamos acionar o seguro para reformar o mais breve possível tudo que foi destruído”, destacam.

Na comunidade choveu cerca de 30 milímetros. Segundo Müller, o vento pode ter chegado a mais de 60 km por hora tendo em vista os estragos causados. “Os prédios estavam em boas condições de conservação”.

O Rio Grande do Sul teve neste domingo a maior temperatura desde que iniciou-se as medições, há 110 anos. A temperatura máxima em Uruguaiana atingiu 42,9ºC na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Crédito da foto: Divulgação

Mais temporais

Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, de Lajeado, instabilidades atuam sobre o Estado e deixam o tempo fechado no Vale, com pancadas de chuva a qualquer momento. As pancadas podem ser localmente intensas e podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios. As temperaturas variam menos, em virtude do quadro de instabilidade.

Nesta terça-feira (1°/3), o tempo ainda não fica totalmente firme. O dia apresenta períodos de maior nebulosidade em que pode chover ou garoar de forma isolada. Mas, intervalos com a presença do sol também ocorrem na Região. As temperaturas sobem gradativamente e conferem uma tarde bem agradável.

Sair da versão mobile