Ícone do site Folha Popular

Resultado do Prouni já pode ser conferido

Programas acessados por meio do Enem são a oportunidade para jovens ingressarem no Ensino Superior / Crédito: Pexels

O resultado do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgado nessa quarta-feira (2/3). O resultado pode ser consultado no site do programa. Os candidatos selecionados terão que comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 14 de março.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 21 de março e os estudantes selecionados terão entre os dias 21 e 29 de março para comprovar as informações. A lista de espera estará disponível para consulta em 4 e 5 de abril.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa. É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.

Na edição deste ano, o programa vai considerar as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação. Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Matrículas da primeira chamada do Sisu vão até 8 de março

Até o dia 8 de março estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer matrícula na instituição de ensino na qual foi selecionado. O programa permite que estudantes com melhores desempenhos no Enem conquistem vagas em universidades públicas.

O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, divulgadas em seus próprios editais. A lista com os candidatos aprovados pode ser acessada por meio do boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

De sonho à realidade

Laura Francisca Ahlert (17), moradora de Linha Frank, em Teutônia, queria usar a nota do Enem para tentar uma vaga em Biblioteconomia. O desejo dela se realizou. Ela ficou em segundo lugar em 19 vagas. Irá iniciar seus estudos, em abril, na Universidade Federal do Rio Grande. A jovem utilizou o programa Sisu para concorrer a uma vaga.

A aprovação foi conquistada em sua primeira participação do Exame. “A noção de que eu estava saindo do ensino médio e entrando em uma nova fase da minha vida, da importância da nota e a pressão que cai sobre nós, adolescentes, transformaram a experiência em algo assustador. Sem contar a ansiedade que todos esses fatores geram”, destacou.

Laura conta que, devido à pandemia e, em consequência, as aulas em formato à distância (EAD), não se sentia capacitada para realizar as provas. “Eu não consegui me preparar direito. E, querendo ou não, ver os alunos de cursinho na sala onde eu fiz a prova só fez parecer um problema ainda maior. O único preparo que tive foram as aulas do terceiro ano”, pontua.
Sobre as dificuldades dos exames, a futura acadêmica relata que, além das questões práticas, as estruturas para as aplicações não colaboraram. “Por mais que quem saia de uma escola pública esteja um pouco acostumado, o som dos ventiladores e o calor intenso te impede de se concentrar totalmente, mesmo sabendo da importância da prova. Falando das provas mesmo, a redação não facilitou”, enfatiza.


Acesso ao Fies pelo MEC

O MEC abrirá no dia 8 de março as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 e o resultado será divulgado no dia 15. Complementos de informações devem ser feitos do dia 16 ao dia 18. Já a lista de espera vai do dia 16 de março até 28 de abril.

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou doEnem, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. O Fies é um programa do MEC que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Sair da versão mobile