Ícone do site Folha Popular

Vigilância Ambiental de Lajeado promove mutirão para combate ao Aedes aegypti

Crédito: Divulgação

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental de Lajeado, associada à Secretaria de Saúde (Sesa) da Prefeitura de Lajeado, vem fazendo aplicações de inseticida para o combate do mosquito adulto da espécie Aedes aegypti, transmissor da doença, nos pontos de maior incidência da doença. Os bairros Bom Pastor e Florestal, que registram mais casos da doença, já foram contemplados. Outros bairros receberão o serviço ao longo das próximas semanas.

Neste domingo (20/3), um mutirão está previsto para ser realizado no Bairro Florestal, onde na última semana os agentes de endemias já tem priorizado o trabalho para orientar os moradores.

O produto utilizado na aplicação é o “Cielo”, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e utilizado unicamente para fins de saúde pública, fazendo o controle do mosquito adulto, controlando surtos e bloqueando a transmissão da doença. A aplicação é feita com o equipamento Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como “Fumacê”. O produto é aplicado em locais pré-definidos, em geral nos pontos com maior incidência de casos positivos.

Como a aplicação do inseticida apenas controla a quantidade de mosquitos adultos, continua sendo necessário que a população tenha os demais cuidados para evitar que o mosquito se reproduza. Para isso, é preciso eliminar locais com água parada. 

– A comunidade não deve usar produtos químicos como primeira escolha, pois seu uso indiscriminado tem impactos ambientais, além da possibilidade de os mosquitos desenvolverem resistência aos produtos e eles perderem sua eficácia com o tempo – destaca a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius.

Dos 27 bairros de Lajeado, 23 já possuem casos confirmados, totalizando 125 casos de dengue na cidade. A maioria dos casos estão concentrados nos bairros Florestal, Bom Pastor, Montanha, Centro e Conventos. Outros 44 casos deram negativo e 476 aguardam resultado de análise.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite ainda a febre chikungunya e o zika vírus.

Mutirão Lajeado Contra a Dengue
Local: Bairro Florestal, a partir das 8h

– Agentes de endemias abordarão as residências localizadas próximas aos pontos focais para informar os moradores sobre as medidas a serem tomadas e para ajudar na fiscalização do pátio e da casa para identificar pontos de proliferação do mosquito
– Fiscais avaliarão terrenos que necessitam ser roçados e limpos para notificar os proprietários sobre a necessidade de providenciar a ação
– Folders sobre como combater o mosquito serão distribuídos no bairro

Sair da versão mobile