Ícone do site Folha Popular

Gripe: expectativa é que número de vacinados cresça em Estrela

Artes

Crédito da arte: Júlia Caroline Geib / Divulgação

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Estrela, 6,6 mil idosos estão aptos a receber a vacina contra a influenza (gripe) no município, mas apenas 3 mil buscaram a imunização até então. A meta é vacinar 95% do público-alvo.

Os profissionais de saúde também fazem parte do grupo prioritário da primeira fase, mas não há uma base de dados coesa, pois os mesmos podem buscar a imunização em outros locais de trabalho, cidades, ou mesmo não estarem ativos. Até então são mais de 450 profissionais imunizados.

A justificativa que a equipe de vacinação de Estrela espera que o público-alvo da primeira fase da 24ª Campanha Nacional contra a Gripe possa ter feito é ter “deixado para a última hora”. Pois há dez dias do fim da primeira fase, apenas pouco mais de 30% realizou a vacina contra a influenza. Com base em outros anos e campanhas, estima-se que a procura deste público-alvo pela vacina se intensifique na reta final do período exclusivo ou a partir do momento que for aberta a segunda fase, dia 2 de maio.

Para a coordenadora das campanhas de vacinação do município, Ana Carolina Lopes, a baixa procura já era algo esperado pois muito se falou nos últimos anos em covid, e a imunização contra as outras doenças foi deixada de lado pela população. Por ser a covid uma doença motivo de óbitos em todo o planeta, ocupava as manchetes dos noticiários e as conversas das famílias, então todos queriam realizar logo a sua dose.

Ana explica que agora isso se aplica à dengue. Mas a preocupação das pessoas para com a gripe não é a mesma pois não é vista com tanta periculosidade. “Isso não é justificativa para as pessoas, principalmente as do grupo da Terceira Idade, não realizaram a vacina”, afirma.

Ela acredita que o movimento deve se intensificar nos próximos dias e que os números devem melhorar até o fim do mês. “Talvez com abertura da vacinação para o segundo grupo, os idosos, principalmente os que não se deslocam até os postos sozinhos, venham agora acompanhados de outras pessoas que então também poderão realizar a vacina”, avalia.

Segunda etapa
A segunda etapa será de 2 de maio a 3 de junho e tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade. Este ano, 30 de abril será o dia D de mobilização nacional.

Locais
As pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde poderão buscar a vacina nos seguintes locais:
Serviço de Assistência Especializada (SAE);
Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Indústrias, Moinhos e Imigrantes;
Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União e na Unidade Móvel.

Outras
No atual momento, a vacinação para outras enfermidades segue ocorrendo na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental), das 7h30min às 13h30min. Já a Vacinação Covid, também no Posto Central, com imunização adulta diária na parte da manhã e infantil à tarde, em etapas escalonadas. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.
*Em cada uma há um horário específico.


Sair da versão mobile