A Prefeitura de Lajeado lançou a campanha “Lajeado Contra a Dengue” nas escolas na manhã desta quarta-feira (4/5), como estratégica para conter o surto de dengue no município. Alunos das redes municipal, estadual e particular assistiram a transmissão ao vivo, que contou com a participação do prefeito Marcelo Caumo, do secretário de Saúde, Cláudio Klein, e da coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius. Durante a atividade, foram repassadas informações sobre a doença e o combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).
Durante a transmissão, o secretário de Saúde, Cláudio André Klein, explicou a origem do mosquito e a importância de a comunidade se unir para combater o vetor da doença, que se prolifera depositando seus ovos nas bordas dos recipientes com água parada.
A bióloga Catiana esclareceu, de forma didática, as principais informações sobre o hábito e características do mosquito Aedes aegypti.
“O Aedes aegypti é um mosquito estritamente urbano e doméstico. Tem preferência pelo sangue humano e após se alimentar, busca recipientes próximos, com água limpa e parada, para colocar os seus ovos. Eles são depositados nas paredes do criadouro, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido, e podem sobreviver até 450 dias fora da água. Por isso, é importante ficar atento a todos potenciais locais de proliferação do mosquito – explicou a coordenadora.
O conteúdo repassado para as escolas durante a transmissão ao vivo pode ser conferido no link.
Cartilha contra a dengue
As escolas também receberam uma cartilha com orientações e informações sobre o combate ao mosquito para fornecer aos alunos. Além de informações sobre o combate, a cartilha conta com curiosidades sobre o mosquito, um quiz para testar os conhecimentos, um vídeo com explicações e uma lista de locais para verificar e limpar em casa para eliminar larvas do mosquito.