Na manhã desta terça-feira (10/5), o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, receberam o presidente do Conselho Nacional de Defesa Civil, Coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, para confirmar Lajeado como sede de um evento nacional do órgão. O evento, que será realizado no segundo semestre deste ano, contará com a participação de representantes de 23 estados. Também estiveram na reunião o subchefe da Defesa Civil do Estado, Marcus Vinícius Oliveira, e o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz.
O evento reunirá os representantes do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) e abordará técnicas de atuação do órgão em todo o território, além de aperfeiçoar estratégias para enfrentamento aos eventos adversos. Além dos representantes dos 23 estados, estará presente no evento o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves, que tem histórico de atuação no rompimento de barragem em Brumadinho.
Conforme Locatelli, Lajeado receberá autoridades e representantes estaduais de Defesa Civil que contribuirão com conhecimentos para o município quando se trata de enfrentamentos de caso de desastres.
“É muito importante para a nossa cidade receber um evento de nível nacional. Teremos autoridades de diversos estados compartilhando conhecimento. Este encontro tem muito a agregar em termos de soluções e encaminhamentos relacionados aos eventos adversos que acontecem em nossa região”, avalia o secretário.
O evento ainda não tem data definida, mas acontecerá no segundo semestre de 2022.