Ícone do site Folha Popular

Luan Santana e Show da Família completam a programação da Festa de Maio

Público cantou, se emocionou e adorou junto com Gabriela Rocha / Crédito da foto: Carla Beckmann

A Festa de Maio chega ao seu quarto dia hoje (28/5). E neste sábado chega um dos momentos mais aguardados pelo público: o show nacional com Luan Santana. O cantor sertanejo sobe ao palco principal às 23h.

Mas as atrações e a diversão na festa começam já pela manhã. Às 11h tem apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Teutotanzgruppe e da Associação Artístico Cultural Teutônia, no palco alternativo.

Às 14h30 o momento é especial para as crianças, com show infantil com Os Peraltas, também no palco alternativo. A partir das 16h tem atrações musicais no palco alternativo. O primeiro a se apresentar é Claiver Emanoel e Banda.

Às 17h tem Ego e Serginho e Banda; às 18h quem faz o show é Matheus e Mathias e Banda; às 19h é a vez de Trio Canarinhos e Banda; e às 20h quem comanda o palco é a Banda Barbarella.

A partir das 22h, a festa é no palco principal, começando com DJ Cabeção. E depois, Luan Santana. Após o show do sertanejo, ainda tem DJ Flávio Steffli.

Durante todo dia, a partir das 10h atá as 20h, as exposições industrial, comercial, de serviços, agropecuária, das agroindústrias, e demais seguem abertas ao público. Além do parque e da praça de alimentação.

O ingresso para a festa durante todo dia é R$ 12,00, o que dá acesso ao Parque de Eventos, no Centro Administrativo Municipal. Todos que adquiriram ingressos para assistirem ao show na pista ou espaços VIP e camarotes, receberão pulseiras específicas de acesso à área do show.

Domingo tem Show da Família
O domingo (29/5), já é tradicional, tem Show da Família da Popular FM. A festa inicia às 13h30 no palco principal. A primeira banda é se apresentar é a Super Banda Choppão; em seguida tem Alma Nova; a atração seguinte é Banda Destaque Nacional; depois é a vez da Champion; depois tem Banda10; em seguida sobe ao palco Sétimo Sentido; e após tem Joel Carlo; o show finaliza com DJ Maurinho do Frequência Máxima.

Antes, já tem atrações no palco alternativo. Às 11h30 tem Os Centauros, às 12h30 o show é com Luz de Candieiro. As exposições iniciam às 10h e fecham às 18h. O ingresso, durante todo o dia, é de R$ 12,00.

Festa abriu na quarta-feira
A Festa de Maio iniciou oficialmente na quarta-feira (25/5), com o cerimonial de abertura. A noite foi aberta pelo Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. Ocorreu ainda apresentação do Coral Municipal de Teutônia, e do Coral Municipal Infantojuvenil.

Após, foi iniciada a solenidade de abertura. O momento contou com a presença e pronunciamento de autoridades, soberanas, representantes das entidades do município, patrocinadores e público em geral. A festa recebeu a benção ecumênica do padre Pedro e do pastor Márcio Frank. Por fim, o prefeito de Teutônia declarou a festa aberta.

Abertura reuniu autoridades / Crédito: Carla Beckmann

Reunião da Amvat
Antes da abertura oficial, prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) reuniram-se em assembleia geral no Sínodo Vale do Taquari, em Teutônia – junto à Festa de Maio.

Saúde e Educação estiveram no radar do debate dos líderes municipais. Houve críticas ao Congresso Nacional por criar leis que ampliam as obrigações financeiras para as prefeituras, sem a devida sinalização de aumento do percentual de recursos repassados pela União.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente e prefeito de Colinas, Sandro Herrmann. Na saúde, o tema piso da enfermagem, dos agentes comunitários e agentes de endemias gerou debate profundo.

Ainda foram debatidos, na saúde: a Emenda Constitucional 191, que altera a aplicação da suspensão de direitos de servidores da saúde, por força da Lei Complementar 191, e aviso emitido pelo Governo do Estado às regiões em razão do aumento de casos da Covid-19.

Também teve a divulgação dos cursos ofertados pela Escola Estadual de Educação Profissional de Estrela, pela diretora Cláudia Barth Petter. Ela apresentou oportunidades para os municípios da região. Após a assembleia, às 17h30, teve um tour com o Ônibus Cervejeiro.

Prefeitos se reuniram no Sínodo / Crédito: Lucas Leandro Brune

Soberanas tem palestras e muitos presentes
Na quarta-feira também teve encontro de soberanas. Além de representantes do Vale do Taquari, outras regiões estiveram representadas, como o Vale do Rio Pardo e a Serra Gaúcha. A surpresa ficou por conta da quantidade de presentes recebidos e sorteios realizados. As cortes saíram de Teutônia com sacolas de mimos. “A parceria das nossas empresas foi muito forte. Recebemos muitas lembranças lindas para divulgar as potencialidades daqui”, agradeceu Glaci Sieben, sub-secretária de Cultura.
Na programação, teve palestra da jornalista Nádia Strate, que compartilhou sua alegria e orgulho em representar Teutônia, já que foi Miss Simpatia, e também como profissional da comunicação. A maquiadora oficial da corte de Teutônia, Patrícia Perin, falou sobre cuidados com a pele e com a imagem pessoal. Veridiana Johann palestrou sobre a energia das pedras. Ao final, foi servido um coquetel, com espaço para troca de experiências.
A rainha de Teutônia, Fernanda Kolling, contou que a corte sonha com este momento de promover seu encontro e a festa desde o dia da coroação. “A emoção tomou conta. Foi uma programação pensada com muito carinho. A festa não é da CIC, não é da Prefeitura, não é dos patrocinadores. A festa é da comunidade. Venham comemorar conosco”, expressou.

Encontro reuniu soberanas de diversas parte do estado / Crédito: Luciana Brune

Primeiro show foi de humor
O primeiro show, ainda na quarta-feira, foi de Badin – o Colono. O comediante subiu ao palco principal da feira após a abertura oficial da Festa e apresentação da Orquestra de Teutônia. Um grande público acompanhou o show.

Na peça, Eduardo Gustavo Christ, mais conhecido como Badin, interpreta dois personagens. “Badin” é inspirado nos descendentes italianos de áreas rurais. “Dona Maria” é inspirado em sua mãe e nas histórias do cotidiano vividas no interior.

Por meio de memórias engraçadas e do jeito interiorano típico de falar, Badin e Dona Maria agregaram todos os públicos. Os espaços próximos ao palco foram tomados por risos e descontração.

O colono mais querido do Brasil falou com a reportagem sobre a participação na Festa de Maio. Foi a estreia do artista em Teutônia. “Muita gente mandou mensagem dizendo que acompanharia o show. Deixo o meu abraço especial. É legal demais esse carinho e receptividade. Fiquei surpreso com tanta gente. Espero que todos tenham aproveitado o show ao máximo”, destaca.

Eduardo Gustavo Christ interpreta Badin trazendo os causos típicos do interior / Crédito: Paola Possenatto

Circuito Agro foi novidade
Na quinta-feira (16/5) ocorreu o 1º Circuito Agro – Simplificando a Inovação – para trazer assuntos relacionados à tecnologia associada aos processos de produção e gestão nas propriedades rurais. O evento foi realizado no palco alternativo, com transmissão por live, através da página do Facebook da Festa de Maio.
Pela manhã foram demonstrados os dados de gestão e rastreabilidade de produção agrícola através do aplicativo Elysios. Houve a explanação de case de propriedade de Venâncio Aires. Já o aplicativo Gestor RP abordou sobre a gestão da produção leiteira, com case de produtores de Teutônia. No período da tarde, o principal assunto foi sobre os sistemas de produção, com o passo a passo para iniciar uma agroindústria e também o processamento do pescado.

Circuito Agro foi transmitido também por live / Crédito: Carla Beckmann

Quinta-feira teve show gospel
A noite de quinta-feira (25/5) foi de música gospel. O palco principal recebeu o show nacional da cantora Gabriela Rocha.

Antes, a abertura, no palco alternativo, a abertura foi com apresentação do cantor teutoniense Ricardo Biglu. Biglu trouxe a música gospel em seus diversos ritmos, e animou a plateia que cantou e dançou.

Após, no palco principal, a cantora Gabriela Rocha cantou para uma multidão que encheu o espaço coberto de shows. O público acompanhou a cantora que trouxe seus sucessos, além de clássicos da música cristã. O momento foi de muito fé, espiritualidade e adoração.

A Festa de Maio existe desde 1985, mas esta foi a primeira vez que contou com um show gospel nacional no palco principal. Um momento que foi muito especial e de muita expectativa principalmente para o público evangélico.

Gabriela comenta que após o período de pandemia, tem percebido que as pessoas estão sedentas por estes momentos como a da noite. “É muito importante os lugares, os eventos grandes se preocupem com isso, com deixar uma noite para o gospel, para as igrejas. Que seja cada vez mais incrível, que esta seja a primeira de muitas vezes do gospel nessa festa tão bonita”, conclui.

Cantora trouxe sucessos e clássicos da música gospel / Crédito: Carla Beckmann

Melhor idade se divertiu na sexta-feira
A sexta-feira (27/5) teve momento especial para a melhor idade. No palco alternativo, a Orquestra La Montanara animou um bom público que compareceu ao evento. Muita música, dança e descontração mesmo com a chuva. Até o prefeito Celso Forneck, a primeira-dama Ilani Forneck e as soberanas de Teutônia entraram na dança.

Melhor idade dançou ao som de La Montanara / Crédito: Carla Beckmann
Sair da versão mobile