Ícone do site Folha Popular

Vale do Taquari pede reconhecimento do Arranjo Produtivo Local

O APL AB VT espera conseguir o certificado nos próximos dias / Crédito: Sedec / Divulgação

O Vale do Taquari protocolou o novo pedido de reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas (APL AB VT) junto ao governo do Estado na segunda-feira (30/5). O presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, a coordenadora Aline Eggers Bagatini, a vice-coordenadora Leonita dos Santos Boufet e a gerente regional do Sebrae Liane Klein formalizaram o pleito ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

O novo pedido faz parte do processo de certificação, que exige a comprovação das atividades, seis meses após a implantação. A documentação será avaliada pelo Núcleo Estadual de Ações Transversais (Neat). Se estiver nas normas, será homologado nos próximos dias. O reconhecimento é primordial para o governo auxiliar os arranjos locais. “Uma das formas é através de editais públicos para estudos de melhoramentos na produção, no caso do Vale do Taquari, alimentos e bebidas, e também incentivos a mais para as empresas que buscam o Fundopem”, explicou Brum.

O momento de formalização do APL é o início de uma nova trajetória para a região. “É importante, pois contribuiremos com o desenvolvimento sustentável do Vale do Taquari, através da força do associativismo, e utilizaremos uma série de iniciativas inclusas no APL para favorecer de forma proativa para a solução dos problemas das empresas, além de buscar incentivos fiscais”, disse Rosa.

A coordenadora Aline Eggers Bagatini salientou o engajamento e a união das empresas que já aderiram. “Estamos bem otimistas com o desempenho até agora. As empresas estão envolvidas nos planos de ação, processos como a criação da logomarca, participação em feiras e eventos, sustentabilidade ambiental, gestão e formação de trabalhadores”, informa.

Já são 26 empresas de todos os portes aderiram ao APL. A CIC VT é a entidade gestora e conta com apoio do Sebrae regional na governança. As vantagens de ser um APL reconhecido vão desde o acesso às políticas de fortalecimento dos APLs, participação em editais de fomento, acesso a linhas de crédito específicas para empresas inseridas em arranjos, possibilidade de participação em editais e projetos promovidos em parceria com o estado.

Sair da versão mobile