Ícone do site Folha Popular

Estrela terá novo plantão especial após aumento de procura pela vacina contra covid-19

Casos de doença na família levaram Cecília Gerhard a seguir o caminho da prevenção, com a realização da terceira dose, a primeira das chamadas de reforço / Crédito: Anderson Eldelwein / Governo de Estrela

O início do mês de junho marcou novos momentos da campanha de vacinação contra a covid-19. Não apenas a largada de novas etapas de imunização, como também o aumento do número de casos em todo o país e mundo, fizeram com que a busca pelas vacinas voltasse a crescer.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá, no próximo sábado (4/6), uma nova etapa especial de plantão para todas as doses e públicos-alvo da covid.

A ação ocorrerá das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental).

Na terça-feira (31/6), foi realizada a primeira sessão exclusiva da segunda dose de reforço (R2) – a quarta geral (D4), voltada aos cidadãos com 60 anos ou mais, até então permitida para os com acima de 70 anos. Foram mais de 360 pessoas que procuraram a nova dose (D4) apenas no primeiro dia, índice bem superior à média das últimas semanas. Procura semelhante a registrada também nesta quarta-feira (1⁰/6) e iniciou da mesma forma nesta quinta-feira (2/6).

A coordenadora da ala de vacinação da Saúde estrelense, Ana Carolina Pádua Lopes, comenta que a procura pela segunda dose de reforço, quarta no geral, foi enorme, composta não apenas pelas pessoas com 60 anos ou mais, que passaram a ser aceitas, mas também por muitos idosos acima dos 70, 80 anos, que já podiam buscar esse reforço, mas não haviam feito até então.

O que agora é justificado, como muitos fizeram, pelo medo de serem contaminados, receio que cresceu com o aumento das notícias do novo aumento do caso de doenças em todo o planeta.

Aloir Ferreira de Lima (71), morador do Bairro das Indústrias, foi um destes casos. Atento a vizinhos que já pegaram Covid, buscou fazer a segunda dose de reforço agora. “A prevenção é a melhor opção e vim agora buscar essa nova dose”, revela.

Maria Terane dos Santos (79), moradora do Bairro Boa União, foi outra que resolveu não esperar mais pela segunda dose de reforço. “Acredito que tenho saúde maravilhosa, mas ainda assim não posso deixar ‘pra amanhã’ para ser vacinada e tomar cuidados”, aponta.

A procura também voltou a crescer, segundo a coordenadora, pelas demais faixas etárias e doses. Cecília Gerhard (35), moradora do Bairro Alto da Bronze, foi um dos exemplos: buscou esta semana a terceira dose, a primeira chamada de reforço. Ela conta que quase toda sua família pegou covid. “Vivemos momentos difíceis. Imagina se não tivéssemos nos vacinado antes”, justifica.

Etapa especial
A ação agendada para sábado permitirá, além da segunda dose de reforço (D4/R2) para as pessoas com 60 anos ou mais, também a vacinação das diversas doses adultas da Covid para as pessoas acima dos 12 anos.

Podem ser feitas quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima de 12 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 a 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; primeira dose de reforço (D3/R1) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos.

A D3 para quem tem entre 12 e 17 anos, apesar de já ter sido noticiada em veículos de comunicação, ainda não foi autenticada e liberada, e assim não está sendo realizada no momento.

A segunda dose de reforço (R2/D4) segue sendo aplicada quatro meses após a D3 (R1), agora também liberada para os acima de 60 anos. Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (imunossuprimidos – quatro semanas após a D3).

Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço (R1 e R2) são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Quem não puder comparecer ao plantão de sábado (4/6) poderá buscar a dose, normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, assim como as demais vacinas de rotina contra outras doenças.

Já a dose pediátrica da Pfizer contra a Covid, voltada às crianças de 5 a 11 anos, é ofertada exclusivamente nas sextas-feiras, no mesmo horário, mas excepcionalmente nesta semana ocorre nesta quinta-feira (2/6).

Números
Estrela possui até o momento 28.391 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 93,3% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados.

O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 27.705 (91%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço.A primeira dose de reforço (R1/D3) – apenas para os maiores de 18 anos – já foi aplicada a 12.920 estrelenses e a quarta dose, segunda de reforço (D4/R2) a 47 cidadãos imunossuprimidos.

A R2 também ultrapassou, ao fim desta quarta-feira (02), a marca de 1.1 mil estrelenses com 60 anos ou mais. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

Sair da versão mobile