Ícone do site Folha Popular

15º Festival Internacional de Vôlei inicia na próxima quarta em Estrela

Disputa movimentará sete quadras de quatro ginásios de Estrela / Crédito: Arquivo de Estrela / Divulgação

O 15º Festival Internacional Cidade de Estrela de Vôlei Feminino inicia no dia 15 e se estende até o dia 19 de junho. Mais de 1.2 mil atletas de 12 a 18 anos participarão dos jogos. Serão 80 equipes, clubes e seleções de diversas cidades gaúchas, outros cinco estados brasileiros e também da Argentina presentes no município.

O festival não é realizado em tal escala desde 2019, quando reuniu 75 equipes. O recorde foi registrado um ano antes, em 2018, com 83 times. Em 2020, o evento não ocorreu em razão da pandemia, e pelo mesmo motivo em 2021 teve uma edição limitada a 24 participantes. Agora, retomará os grandes números. O Vale do Taquari estará representado por dez times, defendendo as cores dos anfitriões do Colégio Martin Luther (CML) de Estrela, Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) de Lajeado e Juventus de Teutônia.

Sete quadras

Os times disputarão três categorias que envolvem as faixas etárias de 12 a 18 anos: Sub-14 (2009/10); Sub-16 (2007/08); Sub-19 (2004/05/06). O ato solene de abertura está programado apenas para a sexta-feira (17/6) à tarde, em frente a praça Menna Barreto. Mas, os jogos ocorrerão diariamente desde quarta-feira (15/6) em sete quadras de quatro ginásios: Ito Snel; Centro Comunitário Cristo Rei; Soges Centro e do Ensino Médio. As finais estão agendadas para o domingo (19/6), dia de premiação e encerramento do evento.

Grandiosidade

De acordo com a organização, pelo menos seis hotéis de Estrela e região hospedarão as delegações. Outras ficarão hospedadas em colégios do município e outros locais.

“Ficamos muitos felizes com a retomada do Festival e com a grandiosidade que ele já tinha e apenas sofreu, como quase tudo, um pequeno obstáculo na sua trajetória em razão da covid-19. Por esse motivo não o realizamos em 2020, e no ano passado fizemos algo bem menor do que era o interesse, apenas para não perdemos a tradição por mais um ano. Mas agora retomamos o caminho com muita responsabilidade e orgulho”, destaca o presidente da Avates, Rodrigo Rother.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela, Joel Mallmann, frisa. “E o Governo de Estrela, por meio da Setcel, não somente por ser a pasta ligada ao esporte, mas por tudo o que o Festival representa para a divulgação da imagem de Estrela, da sua cultura e tradições, vai dar o apoio necessário ao evento. Temos a expectativa, até pelas experiências anteriores, que teremos mais uma vez, um evento de grande sucesso”.

Sair da versão mobile