Será promovido neste sábado (11/6) o segundo plantão seguido para imunização contra a Covid-19. Serão aplicadas todas as doses para as atuais faixas etárias disponíveis, mas a maior procura deve ficar com a grande novidade: a quarta dose, segunda de reforço (R2), permitida agora também para os profissionais de saúde e os cidadãos com mais de 50 anos. Semelhante a forma que ocorreu no último plantão e ao longo da semana, quando a R2 foi liberada para os com 60 anos ou mais.
A ação ocorrerá das 8h às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (localizada na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental).
Ao longo dos últimos sete dias, sem contabilizados ainda os números de sexta-feira (10/6), mais de 250 unidades das quatro doses disponíveis foram aplicadas. Segundo o secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, a procura pela vacina se intensificou nos últimos dias, mas ainda está longe de ser aquela busca mais constante como a registrada no início da pandemia, quando os números de doentes e também de casos mais graves, como também fatais, eram bem maiores e ações especiais de imunização coletiva e plantões eram organizados quase todos os dias.
Kaplan comenta sobre a novas notícias de aumento de casos de contaminados voltou a chamar atenção da população, até mesmo a procura pela primeira dose do imunizante voltou a ser requistada. “A doença até voltou a aparecer com um pouco mais de incidência, mas não com tanta força e de forma tão grave justamente porque nossa população sempre buscou estar imune através das vacinas disponíveis e sempre tomou cuidados extras. Por isso pedimos que sigam assim e não deixem de fazer as doses quando possível”, ressalta.
50 anos ou mais
A grande novidade do plantão será que agora a aplicação da quarta dose – segunda de reforço (R2) também será permitida quem possui 50 anos ou mais e aos profissionais de saúde, que por sua vez devem apresentar algum vínculo empregatício.
Até então eram para os que possuíam 60 anos ou mais. Apesar de já ser anunciada no País o início da aplicação da terceira dose – primeira de reforço (R1) para adolescentes de 12 a 17 anos, esta ainda não será realizada.
Para tanto é necessária a normativa técnica que autoriza a fase como também a chegada das doses, que para adolescentes de 12 a 17 necessitam ser do modelo Pfizer. A mesma deve ser liberada na próxima semana.
Outras
Assim como no último sábado (04), o novo plantão também permitirá, além da segunda dose de reforço (D4/R2) para as pessoas com 50 anos ou mais, também a vacinação das outras diversas doses adultas da covid para as pessoas acima dos 12 anos, como também a infantil.
Podem ser feitas quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima dos 6 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 há 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; primeira dose de reforço (D3/R1) – quem já realizou a D2 há quatro meses, para quem tem 18 anos ou mais.
A segunda dose de reforço (R2/D4) segue sendo aplicada quatro meses após a D3 (R1), agora também liberada para os acima de 50 anos.
Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (imunossuprimidos – quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço (R1 e R2) são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.
Números
Estrela possui até o momento 28.401 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 93,3% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados.
O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 27.731 (91%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço.
A primeira dose de reforço (R1/D3) – apenas para os maiores de 18 anos – já foi aplicada a 12.987 estrelenses e a quarta dose, segunda de reforço (D4/R2) a 1.504 estrelenses. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.