Ícone do site Folha Popular

Naipe masculino da equipe de Atletismo do Colégio Teutônia é vice-campeão estadual

Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi teve excelente desempenho no Campeonato Estadual Sub-18, disputado em Porto Alegre / Crédito: Iurquen Roese / Colégio Teutônia / Divulgação

A Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi disputou o Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18, no sábado (11/6), realizado em Porto Alegre. Na oportunidade, o naipe masculino sagrou-se vice-campeão na soma de pontos, ficando atrás somente da Sogipa. No geral, contabilizando os desempenhos no masculino e no feminino, a equipe teutoniense ficou em 4º lugar.

Na ocasião, o jovem Pedro Henrique Schaefer Hofler foi eleito o atleta destaque, sagrando-se campeão estadual no lançamento do martelo, com 48,24 metros.

Dedicação e superação

Pedro Henrique Schaefer Hofler (16) é natural de Teutônia e está no 2º ano do Ensino Médio do Colégio Teutônia. No atletismo, identificou-se com a prova do lançamento do martelo, que começou a praticar como alternativa para auxiliar na perda de peso. “Até então, eu cuidava somente com a alimentação. Com frequência e regularidade nos treinos, acabei ficando e me apaixonando, pois mistura força e técnica”, comenta, acrescentando que a prática esportiva fez muita diferença na sua vida. “Quando passei a praticar esportes regularmente, percebi que não ficava mais tão cansado no meu dia a dia, passei a dormir melhor, além de desenvolver melhor o meu corpo, ficando mais forte e saudável. No esporte também fazemos novas amizades, conhecemos lugares diferentes e ampliamos nossos horizontes, saindo da zona de conforto”.

Se o objetivo inicial era emagrecer e alcançar o peso ideal, com os resultados nas competições e o aprimoramento na modalidade, o atletismo virou um desafio pessoal. “Acabei vencendo a competição estadual e, agora, vou em busca de uma boa classificação na competição nacional. Fiquei muito feliz com o resultado, pois só eu sei o quanto me dediquei, foram muitas horas de treino e esforço para conquistar esse troféu”.

E incentivo não tem faltado, com os pais apoiando desde o início e o suporte dos técnicos Iurquen Roese e Laudenor Brune, além do estímulo do ex-colega e amigo Felipe Andrei Müller, “que me passou todo o seu conhecimento quando comecei no martelo”.

Pedro Henrique Schaefer Hofler foi eleito o atleta destaque,
sagrando-se campeão estadual no lançamento do martelo
/ Crédito: Arquivo pessoal

O “outro Pedro”, o Dutra (16), também do 2º ano do Ensino Médio do CT, é natural de Porto Alegre e iniciou no atletismo em 2019 por influência de amigos e incentivo de Brune, quando ainda estudava em Westfália. No Estadual Sub-18, ele foi campeão nos 110 metros com barreiras e no salto em distância; e vice-campeão nos 100 metros rasos. Além das medalhas de ouro e prata, ele ainda valoriza a melhora da marca pessoal no salto em distância. “Meu objetivo para este ano é estar entre os três melhores do Brasil no ranking do salto em distância e, quem sabe, garantir medalha no Campeonato Brasileiro, que ocorre daqui a dois meses”, avalia.

Assim como o “xará” (Hofler), ele destaca os benefícios da prática esportiva. “Os esportes em geral não oferecem somente uma melhora na saúde física, mas também na mental. Quando estou treinando é quase como uma terapia. Com o atletismo conheci muitos lugares e pessoas, me proporcionou momentos de felicidade e orgulho de tudo que já conquistei. Uma das melhores sensações é a de melhorar uma marca depois de tanto esforço”, comenta.

O principal incentivo também vem dos pais e dos treinadores. “Há um tempo eu pensava em desistir do atletismo, mas graças ao Iurquen, eu persisti, e esse ano fui campeão estadual e participei da minha primeira competição nacional. Me inspiro muito no Samory Uiki, da Sogipa, não só por fazer a mesma modalidade que eu, mas também por toda a sua humildade e esforço”, conclui.

Pedro Henrique Ramos Dutra foi campeão nos 110 metros
com barreiras e no salto em distância; e vice-campeão nos 100 metros rasos
/ Crédito: Arquivo pessoal

Geração de medalhistas

O desempenho da Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi foi muito elogiado pelos treinadores Brune e Roese. “Tivemos vários resultados expressivos, marcas boas, o que é fruto de muita dedicação. Ser vice-campeão masculino entre as principais equipes do Estado é um feito importante, de uma geração que conta com atletas que continuam nessa categoria no próximo ano, o que aumenta as expectativas”, afirma Roese.

Entre os medalhistas ainda estiveram Mateus Carvalho, prata nos 800 metros rasos e bronze nos 1500 metros rasos; Gustavo Correa Lindemann, prata no lançamento do disco e bronze no lançamento de martelo; Thiago Cardoso, bronze no lançamento do disco; Davi Kaefer, bronze nos 200 metros rasos; e Oberdan Brune, bronze no salto em distância.

Próximas competições

A Equipe de Atletismo Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi volta a competir no segundo semestre: Troféu ANR de Atletismo (Ijuí), no dia 6 de agosto; Troféu Westfália de Atletismo, no dia 20 de agosto; Troféu Ivoti de Atletismo, no dia 15 de setembro; Troféu Lajeado de Atletismo, no dia 15 de outubro; e Troféu Mauá de Atletismo (Santa Cruz do Sul), no dia 19 de novembro.

Sair da versão mobile