A 20ª Convenção CDL Lajeado ocorre nesta quinta-feira (23/6) no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado. Cerca de 800 empresários, gestores e lideranças de vários setores e regiões participam do maior evento de gestão e negócios do interior do Rio Grande do Sul. O enfoque o tema “Pessoas & Tecnologia: Humanizando Conexões”.
O primeiro a subir no palco foi o coordenador de varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa. Com uma bagagem de contínuas participações na NRF (maior feira mundial do varejo – nos Estados Unidos), ele apresentou a palestra “Tendências e inspirações para vender mais. Do global para o local”.
“É ser híbrido – físico e digital. Mudamos o jeito de viver. Precisamos reaprender. O cliente está esperando ser surpreendido”, disse Zortéa. Ele trouxe exemplos de grandes redes para inspirar ações em qualquer tamanho de empreendimento.
Trouxe números e apontou tendências e observações do mercado, como a informação de que apenas 38% dos consumidores iniciam o processo de compra no ponto físico, mas a confiança e a experiência no presencial ainda impactam muito, pois 89% das compras do varejo seguem sendo feitas na loja física. “Onde está o fluxo do consumidor”, alertou.
No entanto, o varejo on-line cresceu 41% no Brasil. Assim, um dos caminhos apontados é engajar via digital e agendar o atendimento físico para a máxima conversão em vendas. “E para isso, o conteúdo digital precisa ser útil, divertido e humanizado”, sugeriu. “Quem vende bem no presencial precisa estar bem treinado no digital”, complementa. “O bem receber é um alto poder para converter em venda”, citou ao usar a hotelaria como exemplo.
E também falou sobre como está a saúde emocional da equipe. “Contrate gente de bom coração, curiosa e estudiosa com capacidade de execução. Quais os sonhos dos teus colaboradores?”.