Ícone do site Folha Popular

98% dos recém-nascidos em Teutônia realizaram o Teste da Orelhinha em 2021

Crédito: AI / Divulgação

Os representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Gabriela Vilma Delazeri e Bianca Borger Lussani, foram recebidas pela equipe da Secretaria de Saúde de Teutônia na sexta-feira (5/8). O objetivo do encontro foi debater o Teste da Orelhinha, realizado no município.

A fonoaudióloga Gisele Rezende apresentou ao grupo os dados da cobertura da Triagem Auditiva Neonatal no município no ano de 2021, que obteve abrangência acima de 98%, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, apresentando resultado acima da média nacional e estadual. Um dos fatores que contribuem para essa cobertura é o fácil acesso ao agendamento nas UBS, já nos primeiros dias de vida, durante a consulta de enfermagem.

Na oportunidade, as auxiliares administrativas do sistema de regulação esclareceram dúvidas com relação à especificidade de cada exame, diretamente com a fonoaudióloga, além de receber as informações sobre o fluxo deste serviço.

A equipe avalia a Triagem Auditiva Neonatal no município de forma muito positiva, pois além de facilitar o acesso às famílias, também contribui para a integração das unidades básicas de saúde e a interação entre os profissionais. O recém-nascido é atendido pela rede municipal de saúde, facilitando o serviço de busca ativa, encaminhamentos e discussão de casos, além de agilizar o processo de diagnóstico e protetização (adaptação do aparelho auditivo), quando necessário.

Sair da versão mobile