Teutônia recebeu nesta quinta-feira (18/8) a 85ª Edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, em comemoração ao bicentenário da Independência. A corrida é realizada pela Liga de Defesa Nacional, organizada pela Associação dos Veteranos e Amigos da 1ª Companhia de Guardas e apoio da prefeitura, com a finalidade de incentivar o amor à pátria, resgatar valores e o civismo.
A condução da chama foi realizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários e Departamento Municipal de Trânsito, juntamente com os representantes da Associação, e aberta à participação da comunidade.
Durante a solenidade, os professores Edenir Alcídio Stroher e Pâmela Goethel Dutra interpretaram os hinos Nacional e Rio-Grandense com seus instrumentos de sopro, trompete e saxofone, encantando o público. O grupo de Bombeiros Mirins da Escola de Educação Infantil Azaleia, do Bairro Teutônia, formado por crianças de 4 a 5 anos, realizou uma apresentação musical juntamente com suas professoras.
A Brigada Mirim também se fez presente no evento, sob coordenação do Soldado Valdoir Teixeira dos Santos, onde realizaram a ordem unida seguida de uma canção. Os alunos do 5º ano das EMEFs Professor Guilherme Sommer e Leopoldo Klepker, e Centro Municipal de Ensino Fundamental (CEMEF) Leonel de Moura Brizola participaram da solenidade.
O fogo simbólico ficará aceso no município até o dia 7 de setembro. Após a cerimônia, o fogo foi conduzido à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider, para realização de hora cívica com participação de todos os alunos, onde foi abordado o tema do bicentenário da Independência.
No final da tarde a chama retornará para o Centro Administrativo, onde ficará exposta durante à noite para a comunidade. No dia seguinte, o fogo simbólico será encaminhado à outra escola, seguindo o mesmo cronograma até o dia 06 de setembro, concluindo a passagem da chama por todas as escolas do município.