Ícone do site Folha Popular

Começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

Crédito: Pexels

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começou a ser veiculada em todo o País nesta sexta-feira (26/8), dez dias após o início oficial das campanhas.

Os candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital têm até 29 de setembro para se promoverem antes do primeiro turno do pleito, que está marcado para 2 de outubro.

Em 2022, a propaganda eleitoral é transmitida em dois blocos diários, cada um com 25 minutos, de segunda-feira a sábado. Todas as emissoras de rádio e os canais de TV aberta têm a obrigatoriedade de incluir o conteúdo na programação.

Na estreia neste ano, os eleitores brasileiros têm contato primeiro com os candidatos a senador, deputado estadual ou distrital e governador, nessa ordem. Eles aparecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Serão cinco minutos para os postulantes ao Senado e 10 minutos para cada um dos outros cargos.

Às terças, quintas-feiras e aos sábados, os presidenciáveis abrem o bloco de propaganda, seguidos pelos candidatos a deputado federal. A divisão é igualitária: 12 minutos e 30 segundos para cada um dos cargos.

A Justiça Eleitoral, além de repartir o tempo de exibição, estabelece uma série de regras para a veiculação de propagandas no horário gratuito, que incluem desde a proibição de ofensas pessoais até o direito de resposta.

No rádio, o primeiro programa é transmitido das 7h às 7h25min, e o segundo, das 12h às 12h25min. Na televisão, as exibições acontecem entre 13h e 13h25min e das 20h às 20h25min.

As exibições do horário eleitoral gratuito e das inserções terminarão em 29 de setembro, três dias antes do primeiro turno. No caso de segundo turno, ambos retornarão em 7 de outubro e continuarão  até o dia 28 daquele mês. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Sair da versão mobile