Desde 2017 a Secretária da Saúde de Teutônia promove o Mamaço – evento criado com o intuito de incentivar, apoiar e promover o aleitamento materno -, em alusão ao Agosto Dourado. A 5ª edição do projeto ocorreu no sábado (27/8) no Centro Administrativo.
Além do momento de lazer, a programação contou com a presença de profissionais que trouxeram informações e orientações para as mães e pais presentes. O momento foi aberto ao público e possibilitou a troca de experiências entre os presentes.
A enfermeira obstetra e coordenadora da atenção básica do município, Roseléia Halmenschlager, é também coordenadora da ação desde o primeiro ano e lembra que a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025, mas no Brasil os números ainda não chegam a essa porcentagem.
Ela ressalta a necessidade profissionais e da sociedade incentivarem práticas diárias e reforçar a importância sobre o aleitamento materno. “Esta prática previne doenças e diminui significativamente a mortalidade infantil. Precisamos de todos, comunidade, empregadores, legislativo, famílias, pois todos são rede de apoio”, pontua.
Cerca de 60 pessoas estiveram presentes no Mamaço. Foram realizados: exercícios para a fase do puerpério (pós-parto), com a orientação de fisioterapeuta; orientações sobre saúde bucal com odontopediatra; orientações sobre teste da orelhinha com fonoaudióloga; orientações alimentares para gestantes e as mães com nutricionista; orientações sobre amamentação e retorno ao trabalho, com enfermeira e consultora de amamentação; hora do conto e incentivo à leitura com a equipe do Programa Primeira Infância Melhor (PIM); hora do mamaço para foto coletiva, momento em que as mães amamentam seus filhos; e arrecadações de medicamentos para farmácia solidária e orientações sobre medicação e amamentação com farmacêutica.