Ícone do site Folha Popular

Comitê de enfrentamento realiza ações de combate à dengue em Imigrante

A oficina ensinou sobre a produção de repelentes caseiros com os Clubes de Mães


O Comitê de Enfrentamento da Dengue de Imigrante realiza diversas ações de combate à dengue no município. Uma das ações realizadas recentemente foi a produção de repelentes caseiros com os Clubes de Mães. A ação foi conduzida pela agente de Combate de Endemias Sandra Massotti em parceria da extensionista da Emater Cristiane Dexheimer

A ação também foi realizada no turno integral. “Nestes encontros, além da produção do repelente, são repassadas informações sobre a importância do uso do repelente e demais formas de prevenção, evitando criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, citou a agente de Endemias.

Outra ação é realizada pelas agentes comunitárias de saúde, que repassam orientações à comunidade em suas visitas sobre os cuidados com os possíveis criadouros de larvas do mosquito.

Sandra destaca que estas ações somente serão eficazes com a colaboração de toda a população. “Cada um deve fazer a sua parte, tendo o cuidado em não deixar água parada em seus terrenos, nos vasos de plantas em cemitérios e qualquer outro lugar que possa acumular água. Desta forma podemos passar mais um verão tranquilo, uma vez que não temos estrutura física de saúde em caso de um possível surto”, finaliza.

Saúde adquire pulverizador

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social adquiriu um pulverizador para a aplicação de inseticida.

A aquisição do aparelho pelo município, no valor de R$ 4,8 mil, foi indicação da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, que possui poucas máquinas para serem emprestadas, e sugeriu que cada município adquirisse pelo menos um equipamento.

O pulverizador deverá ser usado em caso de surtos de dengue. A orientação é de ser a última alternativa a ser utilizada, pois serve somente no controle do mosquito Aedes Aegypti já na fase adulta, e quando utilizado, a população das áreas infectadas será orientada a abrir suas residências para que o inseticida aja em todos os locais onde possam haver mosquitos.

O manuseio do pulverizador poderá ser realizado somente por profissionais capacitados. Desta forma, a agente de combate a endemias, as agentes de saúde e o servidor José Marcos Loss, que fazem parte do Comitê de Combate à Dengue, receberam o treinamento para o uso correto do pulverizador.

O Comitê de Combate à Dengue, é formada por uma equipe multidisciplinar, que se reúne mensalmente para discutir formas de prevenção da dengue.

Pulverizador deverá ser utilizado em caso de surtos / Crédito da foto: Cris Thomé / Divulgação
Sair da versão mobile