Ícone do site Folha Popular

Capitão da BM detalha prisão de casal por latrocínio em Paverama

Capitão Fábio Bilhar em entrevista para a rádio Popular FM. Créditos: Camille Lenz da Silva

Na manhã deste sábado (3/9) a Popular FM recebeu no programa Comunidade Alerta o Capitão da Brigada Militar de Teutônia, Fabio Cézar Bilhar. Na oportunidade foram abordados a prisão do casal acusado de latrocínio em Paverama, a atuação da Brigada Militar no combate ao tráfico em Teutônia, a instituição das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) no município e o episódio de São Gabriel.

Quanto ao casal detido, o Capitão destacou o trabalho em conjunto dos integrantes da BM e da Polícia Rodoviária Federal, com o auxílio de câmeras de monitoramento e demais aparelhagens técnicas.

Este já é o quinto homicídio de autoria do homem, de 22 anos e natural da região. Ambos detêm extensa ficha criminal por roubo, tráfico e furto. A mulher, por ser menor de idade, foi apreendida pela polícia.

O casal foi preso nesta quinta-feira (1/9) após perseguição em alta velocidade pelas rodovias da região. “Preparamos com cuidado os pontos de abordagem para evitar que ninguém da equipe e nenhum civil fosse ferido devido ao carro estar em alta velocidade”, comentou Bilhar.

Sem oferecer resistência, ambos foram encaminhados ao Hospital de Estrela após o veículo em que estavam colidir em um caminhão, fato que culminou na apreensão dos jovens.

O automóvel em questão pertencia a Edson Andreola Soares (43), morador de Triunfo, que aceitou corrida para levar o casal de Butiá a Paverama na última quarta-feira (31/8). O corpo do homem foi encontrado nessa quinta-feira (1/9) em Paverama com o rosto desfigurado devido a marcas de tiro.

Conforme o capitão, foi possível reconhecer a vítima através de tatuagens nos braços do homem. “Suspeitamos também que Edson não foi morto no local em que foi encontrado, mas sim que foi levado até lá após o crime”, comentou.

Operações contra o tráfico

Bilhar também comentou sobre os 16 meses sem homicídios na cidade, o que para ele é reflexo das operações da Brigada Militar e Polícia Civil contra o tráfico de drogas, que traz consigo uma série de outros crimes.

Junto a isso se soma a instituição das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), que visam aumentar a mobilidade urbana da polícia, uma vez que tem acesso a locais aos quais viaturas eventualmente não conseguem chegar, como ruelas, becos, praças e parques.

Caso de São Gabriel

Conforme o comandante, a Brigada Militar realiza cerca de 15 mil abordagens por dia no estado, com 18 mil homens. “Na grandessíssima maioria, são pessoas sérias que realizam trabalho prioritário de salvar vidas e aplicar a lei. É preciso diferenciar esses profissionais das pessoas que supostamente cometeram o crime para que a população saiba que a BM é uma instituição séria, servindo há quase 185 anos”, completou.

WhatsApp para denúncias

Bilhar ainda falou sobre a importância do número de WhatsApp da BM para denúncias, para o qual a população pode encaminhar vídeos, áudios e mensagens com garantia de sigilo. “Todas as mensagens são apagadas após a denúncia e realização do relatório interno, garantindo que em momento algum sua identidade será exposta”, finalizou.

Confira abaixo o vídeo da entrevista com o capitão neste sábado:

Sair da versão mobile