Ícone do site Folha Popular

Projetos complementam o aprendizado em Fazenda Vilanova

Esta classe visa auxiliar no processo de aprendizagem de escrita e leitura dos alunos / Crédito: Imprensa / Prefeitura

O Projeto Classe de Apoio à Alfabetização foi criado em 2022 em uma parceria da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Fazenda Vilanova. O objetivo é desenvolver habilidades de letramento dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que não alcançaram proficiência em leitura e escrita.

Esta classe visa auxiliar no processo de aprendizagem de escrita e leitura dos alunos para que os mesmos alcancem os objetivos de alfabetização e possam acompanhar os objetivos previstos, superando suas dificuldades de aprendizagens.

A professora da turma, Marlise Eidelwein, busca ensinar os conteúdos utilizando jogos, para dar um novo rumo à aprendizagem, na tentativa de superar as dificuldades dos alunos. “Essa metodologia vem funcionando muito bem e já percebemos o empenho, dedicação e avanços dos alunos, demonstrando alegria e prazer em aprender”, pontua.

A realização de exercícios que envolvem coordenação motora e equilíbrio ativam áreas cerebrais importantíssimas, uma das áreas é a do equilíbrio emocional que precisa estar bem para aprender no cognitivo. Marlise explica que atividades como pular corda, ajudam na interpretação.

Marlise acrescenta que as áreas do raciocínio lógico podem ser incentivadas pelos movimentos de pular num pé só, andar para trás, para a direita e esquerda. E os trabalhos com bolas desenvolvem a concentração, o foco, a memória e atenção.

Projeto leitura
Outro projeto que vem gerando excelentes resultados é a leitura, que tem o objetivo de estimular e incentivar o prazer pelo mundo mágico da imaginação. “Precisamos resgatar este hábito, tendo em vista que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler”, observa a educadora.

Os avanços das ferramentas tecnológicas são utilizados a favor dos alunos, como o aplicativo WhatsApp, que pode ser utilizado nas atividades e jogos no grupo de mensagens. A sala de informática é outro espaço aproveitado para ensinar os alunos a utilizar a tecnologia com sabedoria.

Dessa forma este projeto busca propiciar aos alunos, momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Isso os leva a perceberem que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

Educação Financeira
Com base nos diálogos dos alunos sobre mudanças na situação financeira de suas famílias, vitimadas pelo desemprego, e sobre o impacto dessa realidade na vida escolar da turma, surgiu o projeto “Educação Financeira”.

A proposta visa estimular o empreendedorismo com os alunos, ampliando o relacionamento com a comunidade escolar e desenvolvendo estratégias criativas para atração de clientes para suas vidas profissionais futuras. “Porém, mais do que isso, o objetivo maior é despertar neles um sonho e a partir do projeto, mostrar que podemos torná-lo possível”, afirma a professora.

No mês de maio deste ano foram confeccionadas pulseiras para desenvolver habilidade de leitura e escrita, com os nomes dos próprios alunos e de suas mães, para a homenagem do Dia das Mães. Após isso, os pedidos de novas pulseiras foram surgindo e iniciaram-se as vendas, sob orientação da professora e supervisão da direção da escola. Com o valor arrecadado os alunos serão levados para conhecer a Universidade do Vale do Taquari (Univates).

A intenção da equipe escolar é ensiná-los na organização financeira, com o desenvolvimento de comportamentos que podem fazer a diferença no futuro, como autocontrole emocional, disciplina, organização, planejamento e gestão.

Sair da versão mobile