Ícone do site Folha Popular

PRF reforça ações de fiscalização e educação no feriado

Crédito: PRF / Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará uma série de atividades durante a Semana Nacional de Trânsito na região de abrangência da delegacia de Lajeado. Operações de fiscalização e educação simultâneas estão previstas para esta sexta-feira (16/9), em função do aumento do fluxo na saída para o feriado da Revolução Farroupilha.

Na terça-feira (20/9), os esforços serão concentrados para garantir a segurança daqueles que vão voltar do feriadão ou irão aos eventos tradicionais da data. O aumento no trânsito de cavalarianos nas rodovias, o que exige atenção tanto para estes quanto para os condutores. Entre os dias 16 e 25 de setembro, os trabalhos vão ocorrer em diferentes locais. De acordo com a PRF, o principal objetivo é conscientizar sobre a necessidade e mudança de comportamento pelos motoristas, a fim de reduzir o número e da gravidade dos acidentes. Algumas terão a parceria de órgãos como o SEST/SENAT.

Orientações

Antes de viajar, certifique-se que a documentação esteja em dia. Confira também freios, suspensão, pneus e o sistema de iluminação. Não faça ingestão de bebidas alcoólicas. Planeje sua viagem incluindo pontos de parada estratégicos.

Durante a viagem procure sempre manter a calma, acredite na sinalização e respeite a velocidade máxima permitida para a via. Só ultrapasse em locais permitidos e com visibilidade suficiente.

Não deixe o celular ser uma distração, desligue ou ative o modo avião para que notificações não tirem a sua atenção enquanto estiver dirigindo. Priorize viajar durante o dia, nos horários de menor movimento, mantendo-se na mesma faixa de rolamento, sem mudanças repentinas de direção.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Durante o período, os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) promovem ações integradas em todo país buscando conscientizar a sociedade sobre os perigos no trânsito e as possíveis mudanças comportamentais para a redução de acidentes e a preservação da vida, garantindo a mobilidade segura no país.

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, levando a morte de dezenas de milhares de pessoas a cada ano, gerando impactos irreparáveis à sociedade e elevados custos econômicos e sociais. A PRF e as outras instituições ligadas ao tema, com o apoio da sociedade, trabalham juntas de forma contínua pela paz no trânsito.

Tais iniciativas se alinham à promoção da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, na qual os signatários, dentre eles o Brasil, se comprometeram a reduzir a violência no trânsito, e ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito Brasileiro (PNATRANS), que estabelece uma série de mecanismos e ações para conter as tragédias diárias do trânsito.

Confira a programação:

Sair da versão mobile