Ícone do site Folha Popular

Outubro Rosa começa a mobilizar mulheres em Estrela

Abraço coletivo fechou a atividade promovida pelo Governo junto às servidoras. Créditos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela

Uma interação realizada na manhã desta quarta-feira (5/10), na sede da prefeitura de Estrela, abriu a programação do Outubro Rosa no município.

A iniciativa foi voltada às servidoras e contou com a presença do vice-prefeito João Carlos Schäffer, do titular da Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública (Sasp), Comandante César, da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, Anelise Hausmann da enfermeira do Curso Técnico de Enfermagem da Univates, Bernadete Kranz e demais autoridades ligadas à mulher, entre elas a Capitã Carmine Fontoura, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), e a Conselheira Ioná Carreno, também coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram).

A atividade ressaltou a importância dos exames de prevenção, realizou interações com o grupo e divulgou o restante da campanha. A iniciativa contou ainda com uma palestra da enfermeira Bernadete Kranz, que também é voluntária da Liga Feminina de Estrela. Houve dinâmicas de grupo entre as presentes, distribuição de material informativo e de laços rosa, marca da campanha. O evento acabou com um abraço coletivo.

No dia 19, outra ação interna está programada, quando as servidoras estão convidadas a virem trabalhar com alguma peça de roupa rosa.

Sábado Rosa para Elas

Nos dias 15 e 22 de outubro, a secretaria de Saúde promoverá ações abertas à comunidade feminina. Os “Sábados Rosa para Elas” irão ocorrer, de forma independente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Dia 15 o evento ocorre na UBS Central (rua General Osório, nº 427, Bairro Oriental), das 8h às 15h. Já no dia 22, será na UBS do Bairro Boa União (rua Padre José Junges, nº 97), das 8h às 12h. Em ambas atividades serão disponibilizados de forma gratuita testes rápidos, coleta de Papanicolau e do Citopatológico (pré-câncer), encaminhamentos de mamografia e demais atividades interativas, inclusive para crianças.

Rua das Sombrinhas

Já é possível visitar a “Rua das Sombrinhas”, como passou a ficar conhecida a rua Coronel Flores, próximo da Escadaria, desde que a mesma começou a ganhar a referida decoração. Ao todo, mais de 180 sombrinhas rosas e também azuis, conectando também as comemorações do “Novembro Azul” já enfeitam o local, que tem este ano uma novidade: um conjunto de sombrinhas que formam um “coração”. Decorações referentes às campanhas também enfeitam outros prédios públicos do município. 

No Calçadão

Outras ações alusivas ocorrerão no Calçadão de Estrela. O primeiro será neste sábado (8/10), das 9h às 11h30, com atividades desenvolvidas pelas voluntárias. A iniciativa será repetida dia 15, no mesmo horário. No dia 24, uma grande confraternização com a comunidade está agendada para ocorrer no Parque Princesa do Vale, a partir das 18h30, e terá a apresentação da Orquestra de Estrela.

Sair da versão mobile