O Teatro da Universidade do Vale do Taquari (Univates) foi palco para o evento “Desafios e Oportunidades para uma Cidade Inovadora” na noite de segunda-feira (24/10). Com o objetivo de abordar a inovação e estimular o desenvolvimento de uma cultura inovadora em uma cidade, o momento levou centenas de pessoas, entre servidores municipais da Prefeitura de Lajeado, estudantes da Univates, empresários, empreendedores e comunidade, para assistir a uma conversa sobre o tema.
Durante o encontro, o prefeito, Marcelo Caumo, lançou oficialmente o Inova Servidor, um conjunto de iniciativas voltadas para incentivar a inovação no serviço público, como oficinas, workshops, palestras e hacklabs. O intuito é desenvolver projetos para resolver problemas relacionados à administração pública, buscando soluções que tornem os serviços públicos mais ágeis e transparentes e menos burocráticos.
Projeto visa melhorias
A seleção das melhores ideias para serem desenvolvidas e implementadas pelos servidores. Os servidores escolhidos receberão capacitação e bônus salarial, e os treinamentos ocorrerão no Labilá. “No nosso projeto de transformar Lajeado em uma cidade inteligente, um grande potencial está no serviço público. Como podemos contribuir e simplificar processos para termos uma prestação de serviços mais ágil e com mais qualidade para a população? Por isso estamos lançando hoje o Inova Servidor, nesta semana em que se celebra o Dia do Servidor Público. É um projeto pelo qual o município desenvolverá ideias dos servidores para melhorar os serviços públicos”, pontua.
Luís Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre, apresentou a criação do Pacto Alegre, movimento de inovação da capital, e quais impactos o programa vem conquistando até agora. Rafael Campos, analista de Negócios e Inovação da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, falou das iniciativas inovadoras do parque e como elas podem ajudar municípios a implantar ações inovadoras. Os dois especialistas participaram de um bate-papo com o gestor de Projetos de Inovação no Sebrae RS, Gustavo Moreira., falando sobre cidades inteligentes e conceitos de inovação.
O comunicador Luciano Potter, na palestra “Conexões, Mudanças e Gentileza”, falou sobre as mudanças de tecnologias nos últimos anos e como isso impacta no dia a dia das pessoas, que passaram a usar novas ferramentas e a mudar seus comportamentos de consumo em decorrência disso. “Com a tecnologia, muitas empresas passaram a ver de outra forma o que o consumidor e passaram a oferecer isso, mudando completamente o jeito que consumimos” – comentou.
O evento faz parte de uma série de iniciativas do Pro_Move Lajeado, reunindo ações para incentivar a inovação e o empreendedorismo e estimular a comunidade, servidores públicos, empreendedores e estudantes a conhecerem e participarem do Edital Acelera 2.0, do programa InovaServidor (voltado aos servidores municipais de Lajeado) e de diversas atividades que culminarão no evento CrieSmartCities, programado para abril de 2023, na Univates.
Durante o evento também foram apresentadas oportunidades para que a comunidade apresente projetos de inovação:
Inova Servidor – A Prefeitura, por meio do Labilá e do Programa Cidade Empreendedora, terá uma série de ações voltadas à promoção da inovação e do intraempreendedorismo. Servidores serão convidados a participar de atividades como workshops, palestras especiais, hacklabs, oficinas de projetos, LabInovadores e Acelera 2.0.
Em uma das ações, 20 servidores concursados trabalharão dentro do Labilá durante 4 meses, onde serão capacitados para desenvolver projetos ou ideias de inovação voltados à solução de problemas relacionados à administração pública, buscando soluções que tornem os serviços públicos mais ágeis, transparentes e menos burocráticos.
Oficina de Projetos – Para ajudar a comunidade, empreendedores, alunos e servidores, haverá uma Oficina de Projetos, no dia 03 de novembro, para apoiar interessados a desenvolverem suas ideias e projetos para o Inova Servidor e o Pro_Move Acelera 2.0.
Pro_Move Acelera 2.0 – O edital que vai acelerar até 15 propostas inovadoras para a cidade por meio de qualificações e mentorias premiará 3 projetos que promovam soluções de problemas ou oportunidades no município. As inscrições estão abertas no site e se encerram no dia 28 de novembro de 2022.
Crie Smart Cities – O evento organizado pela Univates que foi sucesso em 2021 terá nova edição em 2023. O Crie Smart Cities abre espaço no meio acadêmico para discutir a inovação para o desenvolvimento social e econômico das cidades, de forma sustentável e colaborativa entre comunidade, universidades, governos e empresas. São abordados temas como criatividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação.
Para assistir a palestra, acesse o canal no YouTube.