Ícone do site Folha Popular

Trote Solidário 2022 arrecada 1.470 quilos de alimentos para entidades de Lajeado

Crédito: Divulgação

A campanha Trote Solidário de 2022 alcançou um resultado significativo. Ao todo foram 1.470 quilos de alimentos e produtos de higiene e limpeza que foram repassados para a Prefeitura de Lajeado nesta quarta-feira (26/10) que destinou a entidades do município por meio da Secretaria Social de Desenvolvimento Social (SMDS), com o Setor de Segurança Alimentar.

O Trote Solidário é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) por meio de seu Núcleo Acadêmico e ocorre em todo o Rio Grande do Sul em uma parceria entre universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Estado. Em Lajeado, a parceria é com o Rotary Club Engenho e estudantes da Univates.

No município, a campanha aconteceu no sábado (22/10), quando os acadêmicos do curso de medicina da Univates obtiveram os alimentos em diversos pontos da cidade. Foram recebidos pacotes de bolacha, açúcar, leite, arroz, feijão, óleo de cozinha, farinha, massa e materiais de limpeza e higiene.

A integrante do setor de Segurança Alimentar e Nutricional do município, Marise Kayser, reforça que as entidades beneficiadas desenvolvem diversos projetos sociais no município, e essas doações só reforçam sua importância na comunidade. “Ficamos muito felizes com ações como esta, realizadas por estudantes e associações como o Rotary. Essa arrecadação ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também promove a solidariedade da comunidade”, pontua.

Instituições e entidades beneficiadas:
Paróquia Santo Inácio
Paróquia São Cristóvão
Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama
Fundef
APAE
SLAN
Lar Aconchego
Lar Tabita
Associação Marinez/Move Mães
Adefil
EMEI Mundo Mágico do Bairro das Nações

O que é a Segurança Alimentar e Nutricional
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como bases as práticas alimentares promotoras da saúde e que respeitem a diversidade cultural, além de serem ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. É importante que as políticas estratégicas sejam construídas e geridas por vários setores em conjunto.

Conforme a assistente social do município, Fátima Luciane Machado, em março foi iniciado na SMDS a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, seguindo as diretrizes do SISAN – Sistema Nacional Alimentar e Nutricional do Ministério da Cidadania.

Sair da versão mobile