Ícone do site Folha Popular

Trem dos Vales recebe 35,8 mil passageiros na 4ª edição de 2022

Trem dos Vales recebeu 35,8 mil passageiros em 60 viagens realizadas em 2022. Créditos: Kadu Bernardi/divulgação

A 4ª temporada do Trem dos Vales, que ocorreu neste sábado (29/10), percorreu novamente os trilhos da chamada Ferrovia do Trigo, pelos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum no Vale do Taquari.

Neste ano, foram realizados 60 passeios nos meses de agosto, setembro e outubro que reuniram cerca de 35,8 mil passageiros (15% a mais que em 2021). As viagens, que ocorreram em dois formatos, de Guaporé a Muçum e de Muçum a Guaporé, receberam turistas de várias regiões do Estado e de fora dele. De acordo com a organização, 70% dos participantes vieram de fora do Vale do Taquari, oriundos de outras cidades do RS e de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Goiás e Distrito Federal, e também de outros países como Alemanha e México.

O proprietário da Casa Benvenuto Gastronomia, de Vespasiano Corrêa, Diego Baldissarelli, salienta o incremento no número de clientes no estabelecimento durante os meses dos passeios. “O Trem dos Vales foi muito bom, principalmente,  em relação ao ano passado, pois tínhamos recém-iniciado as atividades e ninguém conhecia nosso restaurante. Este ano, muitos novos clientes que vieram para o passeio estiveram nos prestigiando”, enfatiza.

A proprietária do Hotel Rizzi, de Encantado, Adriana Rizzi, também enaltece a importância do Trem dos Vales para a região. “Foi um sucesso. Ouvir as pessoas é bem gratificante, pois é alegria na ida e na volta dos passeios. Muita felicidade dos hóspedes por terem participado desta experiência, e sempre em conjunto ao Cristo Protetor e os demais atrativos da região. Os turistas estão encantados com este nosso novo roteiro, tão cheio de novidades e um local diferente”, diz.

Passeios em 2023

A região está mobilizada para tornar o atrativo regular. A organização já encaminhou a demanda à Rumo Logística, empresa que administra a malha ferroviária. “A expectativa é de até o final do ano termos um retorno sobre os passeios definitivos ou as datas da temporada 2023. Estamos na expectativa e trabalhamos bastante para que tenhamos o Trem de forma definitiva, integrado ao trade turístico regional”, cita o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana.

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.

Sair da versão mobile